Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF Campos

perspectivas em análise regional e ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17489

Palabras clave:

PPG/UFF Campos, análise regional, sistemas naturais

Resumen

Campos dos Goytacazes e a região Norte Fluminense, em médio e longo prazo, mudaram de forma expressiva seu circuito espacial de produção regional, com especificidades históricas, culturais, sociais, econômicas e políticas, que articulam um conjunto de determinações particulares. Localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro, fora de regiões metropolitanas e das regiões mais adensadas do país, o Programa de Pós-Graduação em Geografia dessa região vem ao encontro da necessidade de cursos de Pós-Graduação stricto sensu em cidades médias e no interior do país. O presente artigo tem como abordagem resgatar o histórico de criação do primeiro programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes, aprovado em 2013. Para isso, a investigação se dividiu em duas partes: a primeira buscou discorrer sobre a produção das dissertações discentes a partir da primeira turma de egresso em 2014 até o ano de 2020, e responder se a produção discente correspondeu à vocação regional do curso. A segunda parte da investigação buscou resgatar na produção docente estudos com recortes sobre Campos dos Goytacazes e regiões Norte e Noroeste Fluminense. Os resultados apontaram que a vocação regional do curso é comprovada quando vemos que 51,51% das dissertações apresentadas no PPG estão relacionadas à cidade de Campos dos Goytacazes ou às regiões Norte e Noroeste Fluminenses. E a produção docente tem como abordagem estudos com recorte regional para Campos dos Goytacazes e regiões Norte e Noroeste Fluminenses, em escala local-global, tanto na linha de pesquisa “Análise Regional, Dinâmicas Territoriais e Escalas” quanto na linha de pesquisa “Sistemas Naturais Geotecnologias e Demografia”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edimilson Antônio Mota, Universidade Federal Fluminense (UFF)

É professor Associado I do Departamento de Geografia da UFF Campos, do curso de Licenciatura e atua nas disciplinas: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia, e Geografia e Multiculturalismo. Está coordenador do Programa de Pós-Graduação - Mestrado da mesma instituição. Orienta sobre os temas: Ensino de Geografia, Raça, Gênero, Paisagem e Patrimônio. Coordena a Ludoteca Étnico-Racial Camilo José Gomes. Coordena a disciplina Currículo, do Curso Pedagogia EaD da UENF, pelo consórcio CEDERJ. É pesquisador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Foi professor de Geografia da Educação Básica das redes estaduais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, de 1994 a 2012. É Doutor em Educação na área de Currículo e Linguagem pela UFRJ. Tem Mestrado em Políticas Sociais pelo Centro de Ciências do Homem pela UENF. É Licenciado em Geografia pelas Faculdades Simonsen (RJ). É Licenciado em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). É Bacharel em Artes Visuais pela Uninter. Especialista em História do Brasil, pelas Faculdades Simonsen (RJ). É professor de 1º grau - Educação ao Quinto Ano, pelo Colégio Estadual Américo Lopes. É Teólogo (curso livre) pela EETAD - Campinas.

Citas

ATLAS SOCIECONÕMICO DO NORTE FLUMINENSE. Descrição do Atlas. Disponível em: http://atlasnf.uff.br/sobre-o-projeto/. Acesso em: 8 jun. 2023.

ATLAS COVID-19 NORTE E NOROESTE FLUMINENSE. Descrição do Atlas Covid-19. Disponível em: http://atlasnf.uff.br/atlascovid-19/. Acesso em 9 jun. 2023.

BAUZYS, F.; RIBEIRO, G. R. A criação e expansão dos cursos de pós-graduação em Geografia no Brasil: de 1971 a 2014. In: XV Encuentro de Geografos da America Latina, 2015, La Habana. XV Encuentro de Geografos da America Latina, 2015. v. I. p. 889-899. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal15/Ensenanzadelageografia/Investigacionydesarrolloeducativo/06.pdf. Acesso em: 1o jun. 2023.

BIAZZO, Pedro Paulo. Trajetórias institucionais e as regionalizações oficiais do Estado do Rio de Janeiro. Ensaios de Geografia, Universidade Federal Fluminense, v. 1, n. 1, Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36236. Acesso em: 8 jun. 2023.

BULHÕES, E. Erosão costeira e soluções para a defesa do litoral. In. MUEHE, D.; LINS-DE-BARROS, F. M.; PINHEIRO, L. (org.). Geografia Marinha: oceanos e costas na perspectiva de geógrafos. Rio de Janeiro: PGGM, 2020. p. 655-658. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/345765641_Cap_29_Erosao_Costeira_e_Solucoes_para_a_Defesa_do_Litoral. Acesso em: 11 jun. 2023.

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2000.

LEITE, Adriana Filgueira. Estruturas hidráulicas, gestão dos recursoshídricos e desastres relacionados à água na região do baixo rio Paraíba do Sul (Estado do Rio de Janeiro): uma análise fundamentada no desastre deflagrado pela inundação de 2007. Ambientes, v. 1, n. 1, p. 146-190, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22689.

LEITE, Adriana Filgueira. Resultantes ambientais da drenagem de superfícies brejais e lacustres na baixada Campista, Norte do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Vértices (Campos dos Goitacazes), v. 23, n. 1, 2021, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Brasil. Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.redalyc.org/journal/6257/625768606006/625768606006.pdf.

OLIVEIRA, Elzira Lúcia de; GIVISIEZ, Gustavo Henrique Naves. (org.). Demanda futura por moradias: demografia, habitação e mercado. 1. ed. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense, 2018.

SANTOS, Leandro Bruno; SANTOS, Érika Vanessa Moreira. Projeto Atlas: histórico e consolidação. In: Norte Fluminense em contexto: primeiras reflexões. Curitiba: Appris Editora, 2023.

SILVA, Renata Maldonado; BOROWSKY, Micheli Marques. A implantação do Reuni na UFF: ampliação de direitos ou precarização do ensino superior? Regae – Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Universidade Federal de Santa Maria, v. 7, n. 16, p. 91-110, 2018. Acesso em: 7 jun. 2021.

SILVA, Marcelo Werner da. Análise das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF/Campos: contribuição para a autoavaliação do programa. In. SILVA, Marcelo Werner da; RAMOS, TatianaTramontani; RIBEIRO, Daniel de Albuquerque (org.). Pesquisas socioespaciais e ambientais do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF: Campos dos Goytacazes. 1. ed. São Carlos, SP: Editora Cubo, 2021.

SILVA, Marco Túlio Morais Velasque; SANTOS, Erika Vanessa Moreira. Panorama da Região Noroeste Fluminense no Século XXI: retratos da agricultura familiar. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https:

//seminariodeintegracao.ucam-campos.br/wp-content/uploads/2022/12/Panorama-da-Regiao-Noroeste-Fluminense-no-Seculo-XXI.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF. Programa de Pós-graduação em Geografia – PPG: Programa de Pós-Graduação em Geografia. Descrição do Programa. Disponível em: http://www.ppg.uff.br/index.php/area-de-concentracao/. Acesso em: 8 jun. 2023

VIEIRA, Rosemary et al. Variação de área das geleiras do campo de gelo Kraków, ilha Rei George, Antártica, no período entre 1956-2017. Caminhos de Geografia, Uberlândia-MG, v. 20, n. 70, p. 55-71, jun. 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/. Acesso em: 11 jun. 2023.

Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Mota, E. A. (2023). Programa de Pós-Graduação em Geografia UFF Campos: perspectivas em análise regional e ambiental . Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17489

Número

Sección

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023