Violência e insegurança objetiva em pequenas cidades de faixa de fronteira: O contexto do tráfico ilegal no norte do estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.11367Palabras clave:
Insegurança urbana, segurança pública, pequena cidade.Resumen
Era uma vez uma cidade pequena, tranquila e segura em que as portas e as janelas ficavam abertas... representa uma frase simples, mas que parece, cada vez mais, um resquício. O anseio pela compreensão das contradições na condição humana e social de vida atrelado aos processos de produção do espaço urbano e de transitoriedade na dinâmica das pequenas cidades são as principais motivações para o aporte e a contribuição desta pesquisa. O principal objetivo deste artigo é demonstrar como a propagação, sem barreiras e fronteiras, do tráfico ilícito de drogas e produtos, além do tráfico humano, se articula à economia em redes e atinge as pequenas cidades analogicamente à globalização resulta em violência e insegurança objetiva. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico; levantamentos complementares sobre os municípios da região para entender o fator explicativo; sistematização das informações e dos dados coletados; e elaboração da redação final. Os resultados revelaram que um dos motivos para o aumento da violência e da insegurança objetiva em pequenas cidades ocorre em decorrência da faixa de fronteira e seus crimes, especialmente o tráfico de drogas e de produtos ilícitos.
Descargas
Citas
AUTOR 1
BRASIL, Casa Civil. Decreto-Lei nº 2.848 de 07/12/1940: que dispõe sobre o Código Penal. 1940.
______. Decreto nº 7.496 de 08/06/2011: que dispõe sobre o Plano Estratégico de Fronteira (PEF). 2011.
______. Lei nº 6.634 de 02/05/1979: que dispõe sobre a Faixa de Fronteira. 1979.
______. Lei nº 11.343 de 23/08/2006: que Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. 2006.
BRASIL, Ministério da Integração Nacional. Faixa de Fronteira: Programa de Promoção do Desenvolvimento da Faixa de Fronteira – PDFF. Brasília: 2009.
______. Proposta de reestruturação do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira: base de uma política integrada de desenvolvimento regional para a faixa de fronteira. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2005.
BRASIL, Palácio do Planalto. Temer apresenta resultados do Plano Estratégico de Fronteiras. 2012.
CARNEIRO FILHO, Camilo Pereira. Processos de Transfronteirização na Bacia do Prata: a Tríplice Fronteira Brasil-Argentina-Paraguai. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS/Posgea, 2013.
CASTRO, José Marcelo de. A influência da mortalidade por causas externas no desenvolvimento humano na faixa de fronteira brasileira. Dissertação (Mestrado em Saúde), Programa de Pós-Graduação em Saúde da Comunidade, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2012000100022
ENAFRON, Plano Estratégico de Fronteira e da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. Diagnóstico sobre tráfico de pessoas nas áreas de fronteira. Secretaria Nacional de Justiça, 2013.
GOMES, Cintia Helena Rodrigues. Violência doméstica contra a mulher em região de fronteira, Brasil/Bolívia, na cidade de Corumbá-MS, aspecto jurídico, cultural e social. Dissertação (Mestrado em Estudos Fronteiriços) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados_do_censo2010.php> acesso em: 3 mar. de 2015.
ILUSTRADO, Jornal. Homens armados tentam arrombar cofre de banco e fazem dois reféns na fuga em Icaraíma. 10/01/2016. 2016. Disponível em: <http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=70888> acesso em: 11 jan. de 2016.
______ Polícia Civil de Pérola prende acusados de tráfico que agiam na região. 28/10/2014. 2014. Disponível em: <http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=61352> acesso em: 11 jan. de 2016.
MACHADO, Lia Osório. A estratégia nacional de defesa, a Geografia do tráfico de drogas ilícitas e a Bacia Amazônica Sul-Americana. Seminário de Defesa e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Rio de Janeiro: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 2010, p. 99-113.
______. Limites e fronteiras: da alta diplomacia aos circuitos da ilegalidade. Território, Rio de Janeiro, ano V, nº 8, p. 9-29, 2000.
PARANÁ, Governo do. 181 Narcodenúncia: Mapeamento dos resultados contra o narcotráfico realizado pelas polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal. 2016. Disponível em: <http://www3.pr.gov.br/narcodenuncia/relatorios/rel_atendmunic.php?opt=4> acesso em: 27 jan. de 2016.
PEREIRA, Jacira Helena. Brasiguaios ou Fronteiriços? A noção de habitus para compreender o pertencimento cultural na fronteira Brasil-Paraguai. Revista Ideação: Revista do Centro de Educação, Letras e Saúde. Foz do Iguaçu, v. 15, nº 2, p. 129-148, 2013.
PORTAL G1/PR, Norte e Noroeste. Polícia apreende meia tonelada de maconha no noroeste do Paraná. 25/04/2014. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/04/policia-apreende-cerca-de-meia-tonelada-de-maconha-no-parana.html> acesso em: 11 jan. de 2016.
PORTAL GUAÍRA. Francisco Alves: Dupla assalta mercado no centro da cidade. 18/11/2015. 2015. Disponível em: <http://www.portalguaira.com/francisco-alves-dupla-assalta-mercado-no-centro-da-cidade> acesso em: 11 jan. de 2016.
PORTAL GUAÍRA. Iporã: Denúncia, PF de Guaíra estoura depósito de cigarros contrabandeados. 07/01/2016. 2016. Disponível em: <http://www.portalguaira.com/ipora-denuncia-pf-de-guaira-estoura-deposito-de-cigarros-contrabandeados-video/> acesso em: 11 jan. de 2016.
PPGEF, Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços. Publicações. 2016. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: Câmpus do Pantanal, em Corumbá.
ROCHA, Andréa Pires. Trajetórias de adolescentes apreendidos como “mulas” do transporte de drogas na região da fronteira (Paraná) Brasil – Paraguai: exploração de força de trabalho e criminalização da pobreza. 396 f. Tese (Doutorado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista, Franca, 2012.
RUIZ, Olivia. O ir e vir: as relações fronteiriças (México e EUA). Revista O Olho da História: UFBA, n. 3, 1996.
SANTIBANEZ, Dione Antônio. A globalização da criminalidade organizada. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciência Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.
SILVA, Ana Regina Ferreira da. Perspectivas das políticas territoriais na faixa de fronteira internacional da Amazônia Oriental brasileira: Estados do Pará e do Amapá. Dissertação (Mestrado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Pará, 2011.
SILVA, Léo. Polícia Militar e Civil prende homem acusado de tráfico de drogas em Brasilândia do Sul. 06/02/2015. Rádio Jornal AM. 2015c. Disponível em: <http://www.radiojornalam.com.br/not%C3%ADcias/geral/item/5083-pol%C3%ADcia-militar-de-civil-prende-homem-acusado-de-tr%C3%A1fico-de-drogas-em-brasil%C3%A2ndia-do-sul.html> acesso em: 11 jan. de 2016.
STEIMAN, Rebeca; MACHADO, Lia Osório. Limites e Fronteiras Internacionais: uma discussão histórico-geográfica. Terra Limitanea: Atlas da Fronteira Continental do Brasil. Rio de Janeiro: Grupo Retis/CNPq/UFRJ, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor de sus trabajos y conceden a la revista el derecho de primera publicación. El trabajo se distribuye simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), que permite compartir y adaptar el material, siempre que se reconozca adecuadamente la autoría y la publicación original en esta revista, que el uso no tenga fines comerciales y que las obras derivadas se distribuyan bajo la misma licencia.
- Los autores están autorizados a establecer acuerdos contractuales adicionales para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, depósito en repositorios institucionales o publicación como capítulo de libro), siempre que se reconozca la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se recomienda a los autores difundir sus trabajos únicamente después de su publicación en la revista, a través de repositorios institucionales, páginas personales u otros medios académicos, siempre con la debida referencia a la publicación original.


