O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS e sua contribuição para a democratização do conhecimento geográfico na região geográfica imediata de Aquidauana – Anastácio
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17490Keywords:
PPGEO/CPAQ, Pantanal, Impacto social, AquidauanaAbstract
Este trabalho apresenta, a partir de uma análise documental, a história, os resultados e as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMS (PPGEO/CPAQ), localizado na região imediata de Aquidauana – Anastácio/MS, cujas atividades iniciaram-se em 2014. Com localização geográfica estratégica, imbricada no ecótono Cerrado-Pantanal, o que proporciona desafios e possibilidade para pesquisas geográficas. Nesse contexto, a criação do PPGEO/CPAQ, com área de concentração em Análise Socioambiental dos Domínios Cerrado e Pantanal, abrigando duas linhas de pesquisa, é importante para o Estado, uma vez que ampliou as perspectivas acadêmicas locais e regionais. A coleta dos dados concentrou-se em dois sistemas específicos, sendo o Sistema de Gestão da Pós-graduação, a Plataforma Sucupira e um formulário Google Forms. Dentre os egressos do curso, 43,2% estão empregados na educação básica, justificando, assim, a importância da linha de pesquisa “Espaço, Ensino e Representação”, que é um diferencial entre os cursos ofertados no Estado. Reconhece-se a importância de um programa de pós-graduação stricto sensu no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, mostrando que a descentralização das pós-graduações em Geografia no Brasil foi fundamental para diminuir as assimetrias regionais.
Downloads
References
AMARAL, Raíza Dias. Impactos socioeconômicos do Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana: as dissertações defendidas e a Percepção dos Egressos como fontes de análise. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Campus de Aquidauana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2023. 176p. Disponível em: https://tinyurl.com/4nnb6zxz. Acesso em: 23 maio 2023.
AYACH, Lucy Ribeiro; BATISTA, Ricardo Lopes; FARIAS, Fernando Rodrigo. Os desafios da formação de Geografia na UFMS: aula de campo como perspectiva interdisciplinar. Ciência Geográfica, Bauru – v. XXIV, n. 1, 2020, p. 128-143. Disponível em: https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXIV_1/agb_xxiv_1_web/agb_xxiv_1-10.pdf. Acesso em: 2 jun. 2023.
BRASIL. LEI Nº 6.674, DE 5 DE JULHO DE 1979. Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em obediência ao disposto no art. 39 da Lei Complementar n. 31, de 11 de outubro de 1977. Disponível em: https://tinyurl.com/4bcjrcst . Acesso em: 23 maio 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n. 1/92 a 38/2002 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n. 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2002. 72 p.
CAMPUS DE AQUIDAUANA (CPAQ). Histórico do Campus de Aquidauana (CPAQ). Disponível em: https://tinyurl.com/3vwwkkbm. Acesso em: 23 maio 2023.
CARLOS, A. F. A. Questões para a construção de uma política de pós-graduação em geografia. Revista da ANPEGE, v. 1, n. 1, 2003, p. 71–83. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6626/3625. Acesso em: 27 maio 2023.
IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/#/home. Acesso em: 24 maio 2023.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PERH-MS. PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS. Consolidação da etapa de diagnóstico do plano estadual de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. Campo Grande: Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, 2008. 208 p.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO CAMPUS DE AQUIDAUANA – PPGGeo/CPAQ. Linhas de Pesquisa. Disponível em: https://tinyurl.com/5xfa836z. Acesso em: 23 maio 2023.
SIVA, José Borzacchiello da; DANTAS, Eustógio Wanderley Correia (2005). A pós-graduação em Geografia no Brasil: uma contribuição à política de avaliação. Revista da Anpege, v. 2, n. 2, jan. 2005. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6609/pdf. Acesso em: 26 maio 2023.
SUETERGARAY, Dirce Maria Antunes. Rumos e rumores da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Revista da ANPEGE, v. 3, n. 3, 2007, p. 11-19. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6603/3603. Acesso em: 1o jun. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)