O Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG

um processo de construção assentado no trabalho coletivo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17469

Keywords:

Programa de pós-graduação em Geografia, Goiânia, Linhas de pesquisa, UFG

Abstract

O presente texto apresenta diálogo acerca da pós-graduação em Geografia no Brasil a partir do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da Universidade Federal de Goiás (UFG). No centro da análise, coloca-se a historicidade do programa; os temas e as abordagens mais recorrentes; as contribuições do programa à graduação e os impactos da produção intelectual, técnica e científica nas políticas públicas, organismos não governamentais e iniciativa privada, bem como nos projetos de extensão, inserção social e visibilidade. O PPGeo contribui com a construção do conhecimento nas dimensões ensino, pesquisa e extensão, integrando graduação e pós-graduação; constitui-se em importante polo de produção do conhecimento científico, inserção regional e nacional; e é um programa de excelência da pós-graduação em Geografia no Brasil. O desenvolvimento do programa resulta do trabalho coletivo, no qual participam os diferentes sujeitos que o constituem, além das diversas instâncias responsáveis por seu acompanhamento e avaliação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da UFG, atuando como pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia do IESA/UFG no período de 2016 a 2018, do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) entre 2011 e 2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2018. Atualmente coordena o NúcleoGEA e é membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO). Pesquisa na área de Ensino de Geografia, formação de professores e componentes físico-naturais.

 

Gislaine Cristina Luiz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1998) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: precipitação, clima, goiânia, pluviometria e análise variabilidade climática. É coordenadora do Laboratório de Análise da Interação da Atmosfera e da Paisagem (LAP). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado Acadêmico) vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais entre o período de 2018 e 2021 e Vice-Coordenadora, entre 2016-2018.

References

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/go/goiania.html. Acesso em: 20 abr. 2023.

Published

2023-10-05

How to Cite

Morais, E. M. B. de, & Luiz, G. C. (2023). O Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG: um processo de construção assentado no trabalho coletivo. Revista Da ANPEGE, 19(39). https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17469

Issue

Section

Panorama da Pós-Graduação em Geografia no Brasil 2023