Pesquisa, Ensino e Extensão no PPGEO-UERJ (Maracanã)
20 anos de contribuição para a ciência geográfica
DOI:
https://doi.org/10.5418/ra2023.v19i39.17478Palavras-chave:
indissociabilidade, função social da universidade, pós-gradução em Geografia no Brasil, geografia fluminenseResumo
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma diretriz da universidade pública brasileira, tanto nos cursos de graduação como de pós-graduação, e garantida na Constituição. No entanto, apesar da institucionalidade desse pilar, é preciso reconhecer que tanto do ponto de vista histórico, como pelas ações atuais, grandes são os desafios de implementação. Esse texto apresenta uma discussão sobre essas questões no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que comemorou em 2023 duas décadas de existência, momento este que foi marcado por reflexões sobre a história do programa, a contribuição das ações de ensino, pesquisa e extensão para a produção do conhecimento geográfico no Brasil e os desafios dos novos tempos.
Downloads
Referências
CORRÊA, Aureanice. Agenciamentos territoriais: as semiografias/territorialidades da prática cultural/religiosa afro-brasileira. Geografia (Unesp), v. 44, n. 1, p. 9-29, 2020. DOI: 10.5016/geografia.v44i1.14957
COSTA, Alexander; TUNES, Regina. Geografia do Estado do Rio de Janeiro: estudos sobre cultura, globalização e natureza. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2022, v. 1. 512p.
COSTA, Nadja Maria Castilho; BOICA, Wilson. Desenvolvimento e interfaces do turismo de natureza em unidades de conservação: transformações no atual contexto de crise ambiental nacional. In: COSTA, Alexander Josef Sá Tobias da (org.). Geografia do Estado do Rio de Janeiro: estudos sobre cultura, globalização e natureza. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2022, v. 1, p. 423-437.
CUNHA, L. A. A Universidade temporã: o ensino superior da colônia à era vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FAISSOL, Speridião. Cinquenta anos de Geografia. GEO UERJ, n. 1, p. 1-16, 1997. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/article/view/21755/15762.
FÁVERO, M. DE L. DE A. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar em Revista, n. 28, p. 17-36, jul. 2006.
FREITAS NETO, José Alves. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior UNICAMP, 03/06/2011. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/ed03_junho2011/11.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
GAMA, Sônia Vidal. Unidade de Conservação em ambiente urbano: a floresta do Gericinó-Mendanha na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. GEO UERJ, n. 13, p. 59-68, 2023.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 1229-1256, 2016. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n3p1229. Acesso em: 3 maio 2023.
MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo Campos (org.). Revisitando o território fluminense VI. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2017. v. 1, 372 p.
MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo Campos (org.). Revisitando o território fluminense V. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2015. v. 1, 364 p.
MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo Campos (org.). Revisitando o território fluminense IV. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2012. v. 1, 312 p.
MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo Campos (org.). Revisitando o território fluminense III. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma, 2010. v. 3, 332 p.
MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo Campos (org.). Revisitando o Território Fluminense II. 1. ed. Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2008. v. 1, 332 p.
MARAFON, Glaucio José; RIBEIRO, Miguel Angelo Campos. Revisitando o território fluminense. 1. ed. Rio de Janeiro: Negef, 2003. v. 1, 252 p.
RIBEIRO, Laíres José Gonçalves da Silva. O projeto roteiro geo-turístico em Porto Nacional – TO: um instrumento de educação patrimonial. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2021. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/bitstream/11612/4137/1/Laíres%20José%20Gonçalves%20da%20Silva%20Ribeiro%20-%20Dissertação.pdf.
RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos; MATTOS, Rogério Botelho. Territórios da Prostituição nos Espaços Públicos da Área Central do Rio de Janeiro. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 15, p. 57-79, 1995.
RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos; OLIVEIRA, R. S. ; MAIA, G. S. Dinâmica e espacialidade das saunas de boys na cidade do Rio de Janeiro. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, v. 2, p. 057-065, 2011.
ROSENDAHL, Zeny; SOARES, F. S. ; OLIVEIRA, J. R. Professora Zeny Rosendahl – História da Geografia Cultural no Brasil – a Geografia da Religião e os 29 anos do Nepec/Uerj, v. 20, p. 422-453, 2022. DOI: 10.46551/rc24482692.
ROSENDAHL, Zeny. Uma procissão na Geografia. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. v. 1. 408p.
TAUCHEN, Gionara. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
VILLANOVA, José (org.). Universidade do Brasil. Rio de Janeiro: Serviços dos Países, 1948.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyrights and grant the Journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this Journal.
Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the Journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or in a book chapter), with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to publish and share their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation of published work (See The Effect of Open Access - http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html.)