Avaliação econômica do cultivo de corais no estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.30612/agrarian.v11i41.6843Palavras-chave:
corais, aquarismo, análise econômicaResumo
A produção de organismos ornamentais marinhos vem se tornando frequente no Brasil e no mundo. A atividade apresenta comercialização com variedade de espécies e tecnologia avançada no mercado de aquários. Exemplares podem ser comercializados por altos valores, tornando a atividade atrativa para investidores. Este estudo teve por objetivo analisar a viabilidade econômica do cultivo de organismos marinhos aquáticos ornamentais no estado do Ceará, considerando apenas a produção de corais. Foram coletados dados de uma empresa, onde se observou sua produção e foram analisados os dados econômicos. A produção de corais com sistema aquático de recirculação (RAS) mostrou-se uma atividade tecnicamente viável, apresentando custo de implantação de R$99.789,43, custos total de produção de R$ 11.067,44, taxa de retorno do capital investido de 3% ao mês e tempo de retorno do capital investido de aproximadamente 6 anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.