Produção de leite de vacas submetidas a diferentes períodos de exposição à radiação solar no sul do Piauí
Palavras-chave:
Adaptação, bovinos mestiços, estresse térmico, produtividadeResumo
Os efeitos das condições climáticas sobre o desempenho de vacas leiteiras é marcante, principalmente em regiões tropicais. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a produção de leite de vacas submetidas a diferentes períodos de exposição à radiação solar no Sul do Piauí. Aleatoriamente foram escolhidas doze vacas mestiças (Holandês x Gir), em terceira lactação, acima de cinco anos de idade com período de aproximadamente 50 dias de lactação. Os animais foram distribuídos em três grupos, os quais eram compostos por quatro animais cada. A produção de leite em quilogramas por vaca foi registrada durante as duas ordenhas, obtendo-se o total diário da produção de leite. As variáveis climáticas utilizadas, temperatura (TA) e umidade relativa do ar (UR) foram obtidas diretamente da estação meteorológica de superfície automática, calculando-se o índice de temperatura e umidade (ITU). Os dados foram coletados quatro vezes por semana, em maio e junho de 2011, totalizando vinte coletas. A TA mostrou-se um pouco acima da zona de termoneutralidade para vacas em lactação. A UR e o ITU para os grupos um e dois mostraram-se acima dos valores descritos para vacas lactantes. Ocorreu um decréscimo de 24,49% na produção de leite das vacas expostas a uma hora e 25,99% nas vacas expostas a duas horas de radiação solar direta. Vacas submetidas à radiação solar direta por um período mínimo de uma hora a partir das 10 h têm sua produção diária de leite reduzida consideravelmente, condição determinante para ineficiência do sistema de produção de bovinos de leite.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.