Detection of fungi in rubber tree (Hevea brasiliensis) seeds harvested in northeast of Mato Grosso do Sul, Brazil
Palavras-chave:
patologia de sementes, patógenos, doença.Resumo
O cultivo da seringueira na região nordeste de Mato Grosso do Sul está se expandindo vertiginosamente e acredita-se que contribuirá para que o Estado se torne um grande produtor de látex nos próximos anos. O objetivo deste trabalho foi identificar o gênero e estimar a incidência de fungos encontrados em sementes de seringueira coletadas nos municípios de Cassilândia (CA) e Chapadão do Sul (CS), MS. Foram avaliadas 400 sementes oriundas de cada local e, para este fim, oito sementes foram dispostas em cada caixa de germinação (11 x 11 x 3,5 cm) com duas folhas de papel de filtro embebidas em solução salina a - 1,0 Mpa. Após incubação a 25oC, por sete dias, em fotoperíodo de 12 h, os fungos foram identificados por meio de sua morfologia e a média de incidência dos gêneros, em cada município, foi comparada por meio do teste de Tukey, a 5% de probabilidade. O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado, com 25 repetições, e cada parcela experimental foi representada por duas caixas de germinação, totalizando 16 sementes. Foram detectados 11 gêneros de fungos nas sementes coletadas em Cassilândia e apenas quatro nas obtidas em Chapadão do Sul. O gênero Fusarium, fitopatogênico, esteve em 63,5% e 49,8% das sementes de CA e CS, respectivamente . Já Rhizoctonia incidiu em 11,3% em CA e em 36,6% das sementes de CS. Foram identificados outros gêneros, que tiveram maior incidência significativa em Cassilândia, conforme segue: Aspergillus, Curvularia, elminthosporium,Penicillium, Rhizopus e Trichoderma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.