Repelência de Ascia monuste orseis (Latreille) (Lepidoptera: Pieridae) exposta às soluções homeopáticas
Resumo
Estudou-se a preferência alimentar do curuquerê-da-couve, Ascia monuste orseis em couve tratada com soluções homeopáticas. Folhas de couve ‘Manteiga cv. Santo Antonio’ foram coletadas dos vasos cultivados em estufa e cortadas em forma de discos (3,5 cm de diâmetro), sendo colocados seis ou sete discos representativos de cada solução homeopática em caixas gerbox. No centro de cada caixa foram liberadas cinco lagartas de 4o ínstar. As soluções foram aplicadas nas folhas retiradas da planta, minutos antes do corte dos discos a serem oferecidos às lagartas. A diluição aplicada foi de 0,2 mL da solução homeopática por 200 mL de água, misturados em jarros individualizados e transferidos para pulverizadores exclusivos manuais (500 mL). As avaliações foram feitas 60 minutos após a liberação das lagartas, por meio da contagem do número de lagartas em contato ou alimentando-se com os discos. As lagartas tiveram preferência por ficarem sem contato com os discos de folhas de couve, homeopatizados ou não. Esse comportamento foi caracterizado como mecanismo de repelência (fuga) das lagartas, levando-as a locomoverem-se em busca de outros alimentos. Possivelmente, as soluções homeopáticas desencadearam nas folhas de couve estímulo à produção de substâncias voláteis de defesa e pela proximidade entre os discos as não homeopatizadas podem não ter sido identificadas como possíveis hospedeiros.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.