Cultivo consorciado de alface sob diferentes arranjos espaciais e manejo do dossel de taioba

Authors

  • Elisangela Clarete Camili UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Cássia Cristina Borges Vieira de Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Edwaldo Dias Bocuti Universidade Federal de Mato Grosso
  • Janaína de Miranda Silvério Universidade Federal de Mato Grosso
  • Karoline da Costa Barros Universidade Federal de Mato Grosso
  • Antonio Renan Berchol da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Santino Seabra Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso

Keywords:

Consórcio, Lactuca sativa L., Xanthosoma sagittifolium Schoot

Abstract

Este trabalho foi conduzido de abril a agosto de 2009 com o objetivo de avaliar o comportamento, através de indicadores de produção física (coeficientes técnicos) das culturas da alface e taioba consorciadas sob diferentes arranjos populacionais e manejo do dossel da taioba. A alface foi cultivada e avaliada por dois ciclos, com duração de 49 e 45 dias do transplantio à colheita para o primeiro e segundo ciclos, respectivamente, em monocultivo ou consorciada com a taioba conduzida com duas ou três folhas. Para o experimento, utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso, com doze tratamentos e três repetições, sendo cada unidade experimental representada por uma parcela de 2,0 x 1,2 m (2,4 m2), de onde foram avaliadas as plantas centrais de taioba e alface. Avaliou-se a massa da matéria fresca total e comercial, número de folhas, comprimento e massa da matéria fresca do caule e produtividade da alface; massa da matéria fresca, comprimento, largura e produtividade das folhas de taioba e calculou-se os valores de uso efetivo da terra (UET) dos consórcios em relação às culturas solteiras. Os dados mostram que as culturas da alface e taioba apresentaram melhor desempenho na produção quando cultivadas sob monocultivo em ambos os ciclos de avaliação. De acordo com os resultados de UET, os cultivos consorciados apresentaram-se superiores aos cultivos solteiros entre 16 e 65% durante o primeiro ciclo de desenvolvimento da alface, demonstrando a viabilidade do sistema, a depender do arranjo das plantas na área.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elisangela Clarete Camili, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professora Adjunta II do Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMT. Atuação na área de Horticultura com ênfase em Fruticultura, Olericultura e Fisiologia Vegetal.

Published

2013-04-30

How to Cite

Camili, E. C., Azevedo, C. C. B. V. de, Bocuti, E. D., Silvério, J. de M., Barros, K. da C., da Silva, A. R. B., & Seabra Júnior, S. (2013). Cultivo consorciado de alface sob diferentes arranjos espaciais e manejo do dossel de taioba. Agrarian Journal, 6(20), 110–120. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/agrarian/article/view/1961

Issue

Section

Article - Plant Breeding