Avaliação da carcaça de suínos imunocastrados pela técnica da ultrassonografia em tempo real
Keywords:
Características de carcaça, carne suína, predição, ultrassomAbstract
. Conduziu-se este estudo com o objetivo de avaliar a acurácia da técnica de ultrassonografia em tempo real como ferramenta para predição das características de carcaça de suínos in vivo. Foram utilizados 120 suínos machos imunocastrados, com peso de 117,33±8,45kg, aos 165 dias de idade. Os animais foram submetidos à avaliação de carcaça por meio de ultrassonografia in vivo. Foram mensuradas a profundidade de músculo, espessura de toucinho e o grau de marmoreio. Após a avaliação das carcaças por ultrassonografia, os animais foram abatidos em frigorífico onde foram determinadas a espessura de toucinho, profundidade de músculo e percentual de carne magra nas carcaças. A espessura de toucinho medida por ultrassonografia e, medida na carcaça apresentaram correlação com o percentual de carne magra na carcaça mensurado por ultrassonografia. As profundidades de músculo medida na carcaça e obtida por ultrassonografia apresentaram correlação com o percentual de carne magra e o índice de bonificação determinados a partir de dados de ultrassonografia. O percentual de carne magra e o índice de bonificação determinados a partir de dados de ultrassonografia apresentaram correlação com o percentual de carne magra e o índice de bonificação determinados na carcaça. A técnica de ultrassonografia em tempo real apresentou alta correlação com a determinação direta dos parâmetros da carcaça dos suínos, para o cálculo do percentual de carne magra e do índice de bonificação, podendo ser utilizada para estimar a quantidade de carne na carcaça e a bonificação com acurácia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors authorize the publication of the article in the journal.
The authors ensure that the contribution is original and unpublished and is not being evaluated in other journal.
- The journal is not responsible for the opinions, ideas and concepts expressed in the texts because they are the sole responsibility of the authors.
- The publishers reserve the right to make adjustments and textual adaptation to the norms.
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) only after publication.