Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
Palavras-chave:
Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.Resumo
Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-29
Como Citar
Debona, J. J. (2015). Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental. Fronteiras, 17(30), 167–185. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4870
Edição
Seção
DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).