Do cafezinho à feijoada: práticas pedagógicas para promoção da igualdade racial na escola estadual Edna May Cardoso – Santa Maria/RS

Autores

  • Gilvan Silveira Moraes
  • Júlio Ricardo Quevedo Santos

Palavras-chave:

Lei n. 10639/03. Escola Edna May Cardoso. Laicidade do Estado. Culturas Afro-Religiosas.

Resumo

Do Cafezinho à Feijoada: Práticas pedagógicas para promoção da Igualdade Racial na Escola Edna May Cardoso” é o resultado de pesquisas bibliográficas, documentais e orais desenvolvidas durante os anos de 2012 e 2013. Buscou-se analisar, discutir e retomar o processo de implementação da Lei n. 10639/3 e da criação da Semana da Consciência Negra na escola, Santa Maria – RS, a partir das práticas pedagógicas que as educadoras e os educadores presentes na escola, se utilizaram para a consolidação e aplicação da Lei. Utilizando-se da ferramenta de História Oral, foram realizadas 5 (cinco) entrevistas com diferentes educadoras da escola, cada uma atuando em uma distinta área de conhecimento, e buscando em seus discursos a proficuidade (ou não) da implementação da Lei, quais foram os principais pontos positivos (ou não) que a obrigatoriedade da Lei trouxe para a escola, e a partir da análise das práticas realizadas pelas educadoras, procuramos traçar um parâmetro sobre “O que é a Religiosidade Afro na Escola”. Encontramos discursos que iam além da questão da obrigatoriedade da lei, percebe-se a importância da discussão a respeito da Laicidade do Estado Brasileiro e a negligência com a qual as diversas Culturas Religiosas Afro-brasileiras são retratadas dentro da escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Moraes, G. S., & Quevedo Santos, J. R. (2015). Do cafezinho à feijoada: práticas pedagógicas para promoção da igualdade racial na escola estadual Edna May Cardoso – Santa Maria/RS. Fronteiras, 17(30), 141–166. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4869

Edição

Seção

DOSSIÊ 08: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA I