Aprender com objetos no Museu da República: propostas de leitura das dobras do tempo

Autores/as

  • Carina Martins Costa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marta Cristina Dile Robalinho

Palabras clave:

Objeto. Ensino de História. Museu. Museu da República. Temporalidade.

Resumen

O artigo pretende discutir as possibilidades e os usos pedagógicos do objeto no ensino de História, com especial atenção para o Museu da República. Para tanto, a proposição de paradigmas educativos a partir da leitura do objeto é válida como exercício interpretativo. Tal opção metodológica não parte do pressuposto, contudo, de que o objeto é supremo e impõe o sentido construído no e pelos museus, o que seria demasiadamente reducionista e implicaria em pensar em um valor intrínseco às coisas. Refletir sobre as especificidades da linguagem museal permite refletir sobre a escrita e a difusão de narrativas históricas nos museus, a partir de diferenciadas experiências no tempo e espaço.

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Biografía del autor/a

Carina Martins Costa, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Costa, C. M., & Robalinho, M. C. D. (2016). Aprender com objetos no Museu da República: propostas de leitura das dobras do tempo. Fronteiras, 18(31), 305–321. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5471

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II