Modelos Semióticos no Trabalho Historiográfico com os Quadrinhos: questões teórico-metodológicas

Autores/as

  • Lucas Suzigan Nachtigall Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis).

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9419

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos. Historiografia. Semiótica.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apontar questões teórico-metodológicas para a abordagem de quadrinhos como fonte no trabalho historiográfico. Essas questões têm como eixo central ressaltar algumas preocupações necessárias com as especificidades técnicas relacionadas ao trabalho com a arte sequencial. Essas questões são voltadas, em especial, mas não limitadamente, para os trabalhos em história social. Em um segundo momento, o artigo visa também a abordagem de perspectivas semióticas no tratamento dessa fonte para o trabalho historiográfico, dentro das preocupações apresentadas para o estudo da sequenciação. Por fim, serão apresentados alguns trabalhos relevantes da aplicação de análises semióticas dos quadrinhos no trabalho historiográfico.

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Biografía del autor/a

Lucas Suzigan Nachtigall, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis).

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis).

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Nachtigall, L. S. (2018). Modelos Semióticos no Trabalho Historiográfico com os Quadrinhos: questões teórico-metodológicas. Fronteiras, 20(36), 122–136. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9419

Número

Sección

DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II