Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades

Autores/as

  • Cristiane Aparecida Zambolin Teodoro Universidade Federal da Grande Dourados
  • Camila José Galindo

Palabras clave:

Necessidades Formativas de professoras. Saberes Históricos. Educação infantil.

Resumen

As reflexões contidas neste texto são resultantes de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – CNPq/UFMT, a qual buscou identificar a representação de necessidades que professoras da Educação Infantil têm acerca da construção de saberes históricos junto as crianças. O tema em questão foi escolhido em função da emergência de conhecimentos sobre a perspectiva do ensino e de práticas pedagógicas relacionadas a construção de saberes históricos junto as crianças bem como de precisar necessidades formativas a partir da voz dos sujeitos. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa de cunho empírico assenta-se no método de Discrepância utilizado para analisar necessidades formativas, o qual consiste em evidenciar discrepâncias entre o real e o ideal. A análise dos dados permite afirmar que a pluralidade existente na formação dos saberes docentes interfere na concepção de História das docentes, induzindo suas práticas pedagógicas. Apontamos a conscientização das lacunas e carências evidenciadas como condição para promover práticas educativas experienciais, voltadas à construção de conhecimentos históricos, condizentes com a aprendizagem na infância.

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Biografía del autor/a

Cristiane Aparecida Zambolin Teodoro, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Teodoro, C. A. Z., & Galindo, C. J. (2016). Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades. Fronteiras, 18(31), 257–275. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5467

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II