A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História

Autores/as

  • Marcelo Fronza Universidade Federal da Grande Dourados

Palabras clave:

Memória histórica. Cultura histórica. Educação patrimonial. Educação histórica. Aprendizagem histórica.

Resumen

Com este artigo tenho como finalidade propiciar uma visão abrangente sobre como a cultura histórica de uma sociedade é constituída por sua memória histórica. Isto será realizado por meio de concepções ligadas ao patrimônio histórico, à experiência com a história local e aos museus e seus objetos como possibilidades de construção aulas de história que favoreçam o desenvolvimento da consciência histórica dos sujeitos que vivenciam a cultura escolar. Tem, portanto, como objetivos investigar as ideias relativas à cultura histórica e à memória sócio-histórica, compreender concepções relacionadas à educação patrimonial e estimular a abordagem do tema a partir de enfoques ligados à história local entendida como uma possibilidade da memória social da cultura histórica.

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Biografía del autor/a

Marcelo Fronza, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Fronza, M. (2016). A cultura histórica como possibilidade investigativa da educação patrimonial nas aulas de História. Fronteiras, 18(31), 169–185. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5462

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II