História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais
Palabras clave:
Ensino de História. Livro Didático. Guias do PNLD. História dos africanos e afrodescendentes.Resumen
Nos dias atuais a complexidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem impõe novos desafios para o professor-pesquisador. Particularmente em se tratando do Ensino de História, disciplina de formação humanística, há a necessidade de articulação de diferentes saberes, teorias e métodos associados às novas exigências curriculares, principalmente após as promulgações das Leis n. 10.639/03 e 11.645/08. Abordar novas narrativas e articular outros protagonistas para figurarem na história tornam-se imperativos. Neste ensaio, procuramos analisar um importante veículo que se encontra ligado a essas articulações: o livro didático de história, enquanto um complexo objeto cultural, ligado às políticas públicas e a sua adaptabilidade às novas exigências contemporâneas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-07-28
Cómo citar
Mendes, L. C. C., Valério, M. E., & Ribeiro, R. R. (2016). História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais. Fronteiras, 18(31), 143–168. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5461
Número
Sección
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).