História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais

Autores/as

  • Luís César Castrillon Mendes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Mairon Escorsi Valério
  • Renilson Rosa Ribeiro

Palabras clave:

Ensino de História. Livro Didático. Guias do PNLD. História dos africanos e afrodescendentes.

Resumen

Nos dias atuais a complexidade inerente ao processo de ensino e aprendizagem impõe novos desafios para o professor-pesquisador. Particularmente em se tratando do Ensino de História, disciplina de formação humanística, há a necessidade de articulação de diferentes saberes, teorias e métodos associados às novas exigências curriculares, principalmente após as promulgações das Leis n. 10.639/03 e 11.645/08. Abordar novas narrativas e articular outros protagonistas para figurarem na história tornam-se imperativos. Neste ensaio, procuramos analisar um importante veículo que se encontra ligado a essas articulações: o livro didático de história, enquanto um complexo objeto cultural, ligado às políticas públicas e a sua adaptabilidade às novas exigências contemporâneas.

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Biografía del autor/a

Luís César Castrillon Mendes, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Mendes, L. C. C., Valério, M. E., & Ribeiro, R. R. (2016). História dos africanos e afrodescendentes nos livros didáticos, guias e programas nacionais. Fronteiras, 18(31), 143–168. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5461

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II