Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas

Autores/as

  • Júlio Ricardo Quevedo Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Aristeu Castilhos da Rocha

Palabras clave:

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Diretrizes da História ensinada. História e cultura afrobrasileira. Trajetórias afrobrasileiras.

Resumen

A História ensinada está em pleno movimento de renovação de conteúdos, de abordagens e metodologias prescritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, de 2013, na Resolução n. 02/2015 do MEC/CNE, que trata da formação de profissionais para o Ensino de História, entre outras, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em processo de elaboração, desdobramentos da LDB n. 9394/96, acompanhadas de disputas pelo direito à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) que tem por objetivo a cidadania e a promoção à igualdade étnico-racial. Antigos atores sociais e históricos – indígenas e afrobrasileiros – saem da invisibilidade e quebram o manto do silenciamento imposto pelos estereótipos racistas e assumem o lugar que sempre foi seu: o protagonismo da História, como se percebe nas atuais propostas de Políticas Públicas para a Educação Brasileira em ampla transformação. Partindo desta premissa, tratamos aqui de sinalizar algumas possibilidades e alternativas para o profissional em História – trabalhador em Educação – atuar frente a esta nova realidade da comunidade escolar.

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Biografía del autor/a

Júlio Ricardo Quevedo Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Docente na Área de História, na Universidade Federal da Grande Dourados

Publicado

2016-07-28

Cómo citar

Santos, J. R. Q., & Rocha, A. C. da. (2016). Ensinar História e cultura afrobrasileira: possibilidades e alternativas de práticas pedagógicas. Fronteiras, 18(31), 68–98. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5458

Número

Sección

DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II