A leveza de andar: o desenvolvimento de políticas urbanas voltadas para os pedestres em Copenhague, Dinamarca (1960-2015)

Autores/as

  • Thomas Höjerno

Palabras clave:

Pedestres. Política urbana. Áreas de pedestres. Calçadões.

Resumen

Primeiramente introduzimos planejamento urbano para áreas sem carros, com as principais vantagens desses espaços para as pessoas e para o meio ambiente. O tema principal deste artigo é a transformação do centro da cidade de Copenhague - Dinamarca, ocorrida com a implantação gradual de calçadões, compreendida da década de 1960 até os dias atuais. Com base no material do Arquivo Municipal de Copenhague, entre outras fontes, seguimos as controvérsias e decisões municipais sobre políticas urbanas nesse período. Estudamos como os diferentes tipos de usos das áreas de pedestres evoluíram durante o período histórico estudado. Finalmente, analisamos quais lições o caso de Copenhague poderia dar para possíveis implantações de ruas para pedestres noutras cidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2015-12-29

Cómo citar

Höjerno, T. (2015). A leveza de andar: o desenvolvimento de políticas urbanas voltadas para os pedestres em Copenhague, Dinamarca (1960-2015). Fronteiras, 17(30), 209–226. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4872