O lugar de formação de professores de História: breves notas sobre Eunápolis, campus XVIII da UNEB
Palabras clave:
Formação docente. Estágio supervisionado. Diretrizes curriculares.Resumen
Objetivou-se nesse artigo apresentar e analisar, em linhas gerais, a formação docente em História estabelecendo relações entre o contexto nacional e o Curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especificamente no Campus XVIII em Eunápolis. Para tanto se fez uso das leituras e analises do projeto de reconhecimento do Curso, das diretrizes curriculares nacionais e de bibliografia de referência. O período analisado compreende o processo de implantação do Curso de Licenciatura em História bem como as reformulações curriculares das Diretrizes Nacionais para os Cursos de História, com fundamento na Resolução CNE/CES 13/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de História, na Resolução CNE/CP 01/2002, na Resolução CNE/CP 02/2002. Fez-se uso de analises dos documentos oficiais (ementas, planos de aula e relatórios de estágios), além de leitura e discussão do projeto político pedagógico do referido Curso. Diante das discussões empreendidas, percebe-se que a formação do professor de História na Universidade do Estado da Bahia/ DCHT-Eunápolis, encontra-se em consonância com outras propostas de formação inicial tanto no Brasil, quanto em outros países. E que analisar e pesquisar sobre a temática é percorrer um caminho árduo, cheio de armadilhas, evidências e encruzilhadas, mas também desafiador.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-12-29
Cómo citar
Silva, C. S. (2015). O lugar de formação de professores de História: breves notas sobre Eunápolis, campus XVIII da UNEB. Fronteiras, 17(30), 186–208. Recuperado a partir de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4871
Número
Sección
DOSSIER TERRITORIOS ...
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).