Mídia, religião e globalização: a representação da mulher no pentecostalismo digital

Authors

  • Matheus Machado Vieira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7599

Keywords:

Consumo. Globalização. Mulheres. Pentecostalismo.

Abstract

O objeto dessa discussão foi pensado dentro de uma perspectiva teórico-metodológica no que concerne às relações entre as expressões midiáticas da religiosidade pentecostal e os sentimentos na História. Os arcabouços que dão sustentação a essa análise são os fenômenos da globalização, do consumo e da propagação midiática: um cenário que atinge todas as formas de vida e expressões, entre elas a religião cristã. Por meio de duas lideranças pentecostais específicas, a pastora brasileira Sarah Sheeva e a escritora cristã estadunidense Stormie Omartian, é possível compreender conceitos concernentes a identidade, representação e sentimentos no que diz respeito a um modelo de mulher, família e sexualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Matheus Machado Vieira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published

2017-12-30

How to Cite

Vieira, M. M. (2017). Mídia, religião e globalização: a representação da mulher no pentecostalismo digital. Fronteiras, 19(34), 234–256. https://doi.org/10.30612/frh.v19i34.7599

Issue

Section

DOSSIÊ 12: PROTESTANTISMOS E HISTÓRIA: A PROPÓSITO DOS 500 ANOS