A África não está em nós: a história africana no imaginário de estudantes do Recôncavo Baiano
Keywords:
Ensino de história africana. Representações. Recôncavo Baiano.Abstract
O presente artigo objetiva analisar parte dos resultados obtidos pelo projeto de pesquisa “A África nos Bancos Escolares”, desenvolvido ao longo dos anos de 2007 e 2008 no Recôncavo Baiano. A investigação obteve, por meio da aplicação de questionários em escolas do ensino fundamental e médio da região, um conjunto significativo de informações. Os dados analisados referem-se às principais categorias de imagens que os estudantes associaram ao continente e as suas sociedades. A proximidade entre as categorias ou representações identificadas em mais de trezentos questionários catalogados revela a fusão dos cenários imagéticos construídos por jovens estudantes do Recôncavo com algumas referências associadas à África pelo imaginário social brasileiro.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-18
How to Cite
Oliva, A. R. (2009). A África não está em nós: a história africana no imaginário de estudantes do Recôncavo Baiano. Fronteiras, 11(20), 73–91. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/625
Issue
Section
DOSSIER TEACHING OF HISTORY
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).