A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva
Keywords:
Formação de Professores. Ensino de História. Legislação. Produções acadêmicas.Abstract
Não é incomum o fato de que as produções que contemplam a temática educacional no Brasil, o façam por meio do enfoque aos impasses que conformam esta área em nossa sociedade. Constitui um dado da contemporaneidade, a adoção, nas publicações científicas, de expressões sinalizadoras dos múltiplos desafios que permeiam a experiência nesta seara. Neste sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre os impasses que permeiam a área da educação, a partir da inspeção aos processos formativos para o Ensino de História, sob a perspectiva da legislação, da produção acadêmica e da formação de professores. A análise é subsidiada pelas formulações teóricas que se ocupam da formação de professores, em âmbito mais geral (GATTI, 2010; GATTI, BARRETO E ANDRÉ, 2011; VEIGA,1998) e do ensino de História (CAIMI, 2008, 2013, 2015; COELHO e COELHO, 2015; COELHO e RIBEIRO, 2015; MELLO, 2014; RIBEIRO, 2004, 2011, 2015; ROCHA e CAIMI, 2014; VALÉRIO e RIBEIRO, 2013). Em face da ênfase à ideia do ensino de História como mobilizador da consciência histórica, os impasses, a que este ensaio fazem remissão, conformam a experiência da formação para o ensino de História, em função da possibilidade de instauração de uma nova compreensão, que concorra para essa mobilização.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-28
How to Cite
Coelho, W. de N. B., & Soares, N. J. B. (2016). A formação de professores para o ensino de História: impasses em perspectiva. Fronteiras, 18(31), 51–67. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5457
Issue
Section
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).