“Conquistando o Oeste”: Amazônia legal brasileira e o caso de Nova Xavantina/MT
Keywords:
Colonização. Amazônia Legal mato-grossense. Nova Xavantina/MTAbstract
O presente artigo tem como objetivo discutir as políticas de colonização empreendidas para a região mato-grossense da Amazônia Legal Brasileira, debatendo o ideário de integração nacional que perpassou essas e apresentando os atores desses processos na cidade de Nova Xavantina, vista como emblemática por ter sido povoada a partir de diferentes políticas de colonização. A primeira começa na era Vargas, durante a Marcha para o Oeste, um projeto de colonização que teve como alvo migrantes nordestinos e goianos e atingiu diretamente os indígenas da região – Xavante. Em seguida o histórico se centra na década de 1970, quando o estado de Mato Grosso recebeu volumosos recursos financeiros para a expansão da fronteira agrícola, época ainda de um ideal de ocupação dos “espaços vazios” e de defesa da fronteira nacional e que teve como atores os Gaúchos. Como resultado, revela que nos momentos de tensão o governo fez uso da colonização como forma de não realizar a reforma agrária e mostra também como os atores envolvidos nessas políticas –Xavantes, Pioneiros e Gaúchos – construíram suas identidades a partir das colonizações nas quais foram inseridos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-29
How to Cite
Oliveira, N. A. de. (2015). “Conquistando o Oeste”: Amazônia legal brasileira e o caso de Nova Xavantina/MT. Fronteiras, 17(30), 248–272. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4874
Issue
Section
FREE ARTICLES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).