O trânsito de cativos do Oeste da América portuguesa para espanhola: fugas, sequestros e a busca por liberdade (século XVIII)
Keywords:
Escravidão. Fronteira. Fugas e resistências. América portuguesa.Abstract
O artigo que se segue tem como proposta a análise de documentos que registram o movimento de cativos na fronteira entre as duas coroas ibéricas no século XVIII, a saber, a portuguesa e espanhola. Para tanto, discorreremos sobre as rotas, fluxo de fugas, casos de “trânsito forçado”, bem como fugas individuais ou coletivas. A reflexão é produto da análise de fontes documentais dispostas principalmente no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional (NDIHR-UFMT), Archivo y Biblioteca Nacionales de Bolívia (ABNB) e Anais de Vila Bela. Investigar o trânsito e esforços aplicados por cativos no cruzamento de fronteiras, revela uma constante busca por liberdade, assim como a atuação de diferentes sujeitos em área de fronteira, cada qual movido por interesses diferenciados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-28
How to Cite
Rodrigues, B. P. (2016). O trânsito de cativos do Oeste da América portuguesa para espanhola: fugas, sequestros e a busca por liberdade (século XVIII). Fronteiras, 18(31), 357–374. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5474
Issue
Section
FREE ARTICLES
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).