Aprender com objetos no Museu da República: propostas de leitura das dobras do tempo
Keywords:
Objeto. Ensino de História. Museu. Museu da República. Temporalidade.Abstract
O artigo pretende discutir as possibilidades e os usos pedagógicos do objeto no ensino de História, com especial atenção para o Museu da República. Para tanto, a proposição de paradigmas educativos a partir da leitura do objeto é válida como exercício interpretativo. Tal opção metodológica não parte do pressuposto, contudo, de que o objeto é supremo e impõe o sentido construído no e pelos museus, o que seria demasiadamente reducionista e implicaria em pensar em um valor intrínseco às coisas. Refletir sobre as especificidades da linguagem museal permite refletir sobre a escrita e a difusão de narrativas históricas nos museus, a partir de diferenciadas experiências no tempo e espaço.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-28
How to Cite
Costa, C. M., & Robalinho, M. C. D. (2016). Aprender com objetos no Museu da República: propostas de leitura das dobras do tempo. Fronteiras, 18(31), 305–321. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5471
Issue
Section
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).