O mau professor de História segundo os “guias politicamente incorretos de História”
Keywords:
Professor de história. Cultura midiática. Politicamente (in)correto. Usos do passado. Multiperspectividade.Abstract
Apresenta-se as noções sobre o que seria o mau professor de história dos “Guias Politicamente Incorretos de História...”. Tais Guias, partem do princípio generalista de que os professores de história das escolas ou das universidades públicas ensinam uma História ideológica, por isso deturpada, porque “de esquerda”. Para substituir esta História supostamente deturpada, os Guias propõem revelar a “verdade histórica”, desconstruindo heróis e vilões, assim como determinados momentos históricos. Interessa neste artigo, pelas justificativas quanto ao que seria o mau professor de história, entender qual o uso que os Guias fazem do passado. Entende as relações entre História Pública e a formação da consciência histórica, considerando a instância midiática como fundamental nesta relação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2016-07-28
How to Cite
Ramos, M. E. T. (2016). O mau professor de História segundo os “guias politicamente incorretos de História”. Fronteiras, 18(31), 99–122. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/5459
Issue
Section
DOSSIÊ 09: TERRITÓRIOS E FRONTEIRAS DO ENSINO DE HISTÓRIA II
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).