Considerações sobre fundamentos das políticas públicas de educação em Mato Grosso do Sul

Authors

  • Cláudio Freire de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Educação. Política. Ideologia.

Abstract

Em Mato Grosso do Sul a escola se mostrou espaço ideal para as tentativas de modernização e de criação do “estado modelo”. Os diversos planos de Educação são a materialização do desejo de mudanças impresso na ideologia dos intelectuais, mas que não foram capazes de erradicar as práticas velhas, arraigadas nas elites
políticas.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ASPECTOS e perspectivas da Educação em Mato Grosso do Sul. Campo Grande :

Secretaria de Educação/MS, [s.d.].

CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 4.ed. Campinas : Papirus, 1994.

DIRETRIZES da ação do Governo [do Estado de Mato Grosso do Sul] : 1983-1986. Campo Grande, 1983.

GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 7.ed. Rio de Janeiro :

Civilização Brasileira, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo : Círculo do Livro, 1982.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 3.ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1978.

MACCIOCCHI, Maria-Antonietta. A favor de Gramsci. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1980.

PORTELLI, Hugues. Gramsci e o bloco histórico. São Paulo : Paz e Terra, 1977.

SOUZA, Cláudio Freire de. Terra e poder em Mato Grosso do Sul : as alianças políticas e os projetos de Educação. Piracicaba, 1997. Tese (Doutorado em Educação) – UNIMEP.

Published

2021-01-25

How to Cite

Souza, C. F. de. (2021). Considerações sobre fundamentos das políticas públicas de educação em Mato Grosso do Sul. Fronteiras, 2(3), 33–41. Retrieved from https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/13350