Humor Politizado: o uso das ilustrações satíricas na imprensa paraibana nos anos 70
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8637Palavras-chave:
Humor gráfico. Ilustrações satíricas. História Cultural. Imprensa paraibana.Resumo
Este trabalho apresenta um breve registro sobre o uso político e ideológico das ilustrações satíricas durante a década de 1970. Trata-se de uma abordagem que busca, dentro da perspectiva histórica, apresentar um panorama acerca do período mais efervescente da produção satírico-humorística da imprensa paraibana, destacando o trabalho combativo dos principais humoristas gráficos paraibanos em atuação na época. Neste contexto, este ensaio objetiva contribuir com os estudos acerca do desenvolvimento do humor gráfico enquanto uma das manifestações político-ideológicas mais provocativas e criativas atreladas ao universo jornalístico, em cujo seio os desenhos satíricos ganham contornos sociais, políticos e culturais, de grande valor histórico. Para além dos resultados obtidos e que apontam para as idiossincrasias pertinentes à produção gráfico-narrativa pertinente ao período analisado, este trabalho também contribuir para um maior alargamento dos trabalhos no campo da História Cultural em que a imagem iconográfica tem se tornando um objeto de estudo cada vez mais explorado pelos historiadores, enquanto valiosa fonte de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-22
Como Citar
Brito, R. R. (2018). Humor Politizado: o uso das ilustrações satíricas na imprensa paraibana nos anos 70. Fronteiras, 20(35), 137–153. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8637
Edição
Seção
DOSSIÊ 13: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA I
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).