O desafio da Iconografia: um balanço historiográfico da caricatura a partir da Nova História
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9420Palavras-chave:
História. Nova História. Iconografia. Caricatura.Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre a apropriação da caricatura enquanto fonte para a historiografia, com ênfase na abordagem apresentada a partir da Nova História. Para tanto é apresentado um breve balanço acerca do percurso da documentação visual no domínio da História, destacando-se o lento e problemático trajeto de legitimação que caracterizou a inserção da iconografia satírico-humorística no universo da historiografia. O trabalho se pauta em registros pontuais apresentados por historiadores de temporalidades distintas e com importantes contribuições no campo da historiografia do humor gráfico, dentre os quais se destacam George Minois; E.H. Gombrich; Michel Vovelle; Marcos Silva e Ulpiano Meneses, tendo como principal objetivo, proporcionar uma maior compreensão em torno dos avanços e desafios que os estudos sobre a caricatura apresentaram e ainda apresentam para os historiadores da contemporaneidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-19
Como Citar
Brito, R. R. (2018). O desafio da Iconografia: um balanço historiográfico da caricatura a partir da Nova História. Fronteiras, 20(36), 137–153. https://doi.org/10.30612/frh.v21i36.9420
Edição
Seção
DOSSIÊ 14: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA II
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).