A história cultural e a história da literatura medieval - algumas referências à "escritura" do oral e à "oralidade" do escrito
Palavras-chave:
Literatura Medieval. História Oral. História Cultural.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as questões referentes ao fenômeno da oralidade dentro da literatura medieval, especificamente tendo por aporte de análise o romance de cavalaria. A premissa inicial do trabalho nasce devido ao fato de se saber que a literatura do medievo tem em sua gênese um processo eminentemente oral, sendo muito mais feita para ser ouvida do que para ser lida. Diante desse contexto o texto literário em questão mantém em sua forma escrita várias nuances dessa oralidade, a qual esse artigo pretende analisar.Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BATANY, Jean. Escrito/oral. In: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru-SP: Edusc, 2006.
BRAGA, Teófilo. História da literatura portuguesa I – Idade Média. Europa-América: Mem-Martins, s/d.
BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar – cultura, escrita e literatura. São Paulo: UNESP, 2007.
FRANCO Jr., Hilário. A Idade Média: o nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1992.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. São Paulo: EDUSC, 2005.
LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. São Paulo: José Olympio, 2003.
SPINA, Segismundo. A cultura literária medieval. São Paulo: Ateliê Editorial, 1997.
ZINK, Michel. Literatura(s). In: LE GOFF, Jacques & SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2006.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).