“E Corumbá surgiu por sobre a terra branca”: as graças de uma cidade e a jornada de um autor
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v23i41.15002Resumo
Este artigo trata principalmente da relação entre a história e a literatura, tomando por base a escritura do autor pantaneiro, Augusto César Proença. No âmbito da história cultural, a análise do livro “Corumbá de Todas as Graças” permite perceber a construção da representação literária do autor na direção de exaltar a cidade, com destaque para a ação do religioso salesiano, Padre Ernesto Sassida, criador e gestor de um projeto de assistência social em Corumbá, estado de Mato Grosso do Sul. O processo de forja literária realizado pelo escritor, conforme mostra o artigo, resulta da combinação das decisões afetivas presentes na reunião de fenômenos históricos requisitados para conferir forma a uma cidade representada, resultando em um escrito em que a história e a literatura flertam com a memória.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-07-27
Como Citar
Leite, E. F. (2021). “E Corumbá surgiu por sobre a terra branca”: as graças de uma cidade e a jornada de um autor. Fronteiras, 23(41), 147–163. https://doi.org/10.30612/frh.v23i41.15002
Edição
Seção
ARTIGOS LIVRES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).