A leveza de andar: o desenvolvimento de políticas urbanas voltadas para os pedestres em Copenhague, Dinamarca (1960-2015)
Palavras-chave:
Pedestres. Política urbana. Áreas de pedestres. Calçadões.Resumo
Primeiramente introduzimos planejamento urbano para áreas sem carros, com as principais vantagens desses espaços para as pessoas e para o meio ambiente. O tema principal deste artigo é a transformação do centro da cidade de Copenhague - Dinamarca, ocorrida com a implantação gradual de calçadões, compreendida da década de 1960 até os dias atuais. Com base no material do Arquivo Municipal de Copenhague, entre outras fontes, seguimos as controvérsias e decisões municipais sobre políticas urbanas nesse período. Estudamos como os diferentes tipos de usos das áreas de pedestres evoluíram durante o período histórico estudado. Finalmente, analisamos quais lições o caso de Copenhague poderia dar para possíveis implantações de ruas para pedestres noutras cidades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-12-29
Como Citar
Höjerno, T. (2015). A leveza de andar: o desenvolvimento de políticas urbanas voltadas para os pedestres em Copenhague, Dinamarca (1960-2015). Fronteiras, 17(30), 209–226. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/FRONTEIRAS/article/view/4872
Edição
Seção
ARTIGOS LIVRES
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).