Considerações sobre fundamentos das políticas públicas de educação em Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Educação. Política. Ideologia.Resumo
Em Mato Grosso do Sul a escola se mostrou espaço ideal para as tentativas de modernização e de criação do “estado modelo”. Os diversos planos de Educação são a materialização do desejo de mudanças impresso na ideologia dos intelectuais, mas que não foram capazes de erradicar as práticas velhas, arraigadas nas elites
políticas.
Downloads
Referências
ASPECTOS e perspectivas da Educação em Mato Grosso do Sul. Campo Grande :
Secretaria de Educação/MS, [s.d.].
CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 4.ed. Campinas : Papirus, 1994.
DIRETRIZES da ação do Governo [do Estado de Mato Grosso do Sul] : 1983-1986. Campo Grande, 1983.
GRAMSCI, Antonio. Concepção dialética da história. 7.ed. Rio de Janeiro :
Civilização Brasileira, 1987.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. São Paulo : Círculo do Livro, 1982.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 3.ed. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1978.
MACCIOCCHI, Maria-Antonietta. A favor de Gramsci. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1980.
PORTELLI, Hugues. Gramsci e o bloco histórico. São Paulo : Paz e Terra, 1977.
SOUZA, Cláudio Freire de. Terra e poder em Mato Grosso do Sul : as alianças políticas e os projetos de Educação. Piracicaba, 1997. Tese (Doutorado em Educação) – UNIMEP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).