Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11488Palavras-chave:
Educação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH.Resumo
O artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades e os desafios da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. A partir do exame de ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) pretende-se mostrar que os arquivos a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir em processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como da apropriação da cidade, por meio de suas múltiplas relações entre o território e o acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacados dois projetos, a saber, 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Educação para o patrimônio cultural: formação de jovens mediadores e multiplicadores. As ações visam estabelecer o diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, de modo que essa atribua sentido ao acervo e se aproprie dele exercendo a sua cidadania.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-12-18
Como Citar
Torre, M. M. C. (2019). Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte. Fronteiras, 21(38), 104–120. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11488
Edição
Seção
DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autoras e autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autoras e autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, como em repositórios institucionais ou em páginas pessoais, a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).