Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte

Autores

  • Michelle Márcia Cobra Torre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11488

Palavras-chave:

Educação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH.

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades e os desafios da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. A partir do exame de ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) pretende-se mostrar que os arquivos a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir em processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como da apropriação da cidade, por meio de suas múltiplas relações entre o território e o acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacados dois projetos, a saber, 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Educação para o patrimônio cultural: formação de jovens mediadores e multiplicadores. As ações visam estabelecer o diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, de modo que essa atribua sentido ao acervo e se aproprie dele exercendo a sua cidadania.

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Biografia do Autor

Michelle Márcia Cobra Torre, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Historiadora no Arquivo Público de Belo Horizonte.

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Torre, M. M. C. (2019). Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte. Fronteiras, 21(38), 104–120. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11488

Edição

Seção

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS