Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte

Autores/as

  • Michelle Márcia Cobra Torre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11488

Palabras clave:

Educação. Patrimônio cultural. Arquivos. APCBH.

Resumen

O artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades e os desafios da educação pelo patrimônio cultural em instituições arquivísticas, com base nas relações entre educação, patrimônio e identidade. A partir do exame de ações educativas realizadas pelo Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) pretende-se mostrar que os arquivos a partir de seu lugar institucional, de suas vivências e de seus debates próprios, são capazes de contribuir em processos educativos. Busca-se evidenciar que a relação entre o acervo documental e a sociedade se estabelece pelo diálogo entre o passado e o presente, assim como da apropriação da cidade, por meio de suas múltiplas relações entre o território e o acervo documental. Dentre as ações educativas desenvolvidas pelo APCBH, serão destacados dois projetos, a saber, 1) Uso de documentos em sala de aula; 2) Educação para o patrimônio cultural: formação de jovens mediadores e multiplicadores. As ações visam estabelecer o diálogo entre a instituição de guarda e a sociedade, de modo que essa atribua sentido ao acervo e se aproprie dele exercendo a sua cidadania.

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Biografía del autor/a

Michelle Márcia Cobra Torre, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Historiadora no Arquivo Público de Belo Horizonte.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Torre, M. M. C. (2019). Educação, Cultura e Patrimônio Documental: possibilidades e desafios da educação pelo Patrimônio no Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte. Fronteiras, 21(38), 104–120. https://doi.org/10.30612/frh.v21i38.11488

Número

Sección

DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS