Cenário Socioambiental do Parque Municipal Arnulpho Fioravanti, Dourados (MS)

Fernanda Cano de Andrade Marques, Alison de Souza Oliveira, Jairo Campos Gaona

Resumo


As mudanças bruscas nas cidades acarretam impactos no meio ambiente, principalmente quando não são geridas de forma adequada. O presente trabalho teve como objetivo propor um cenário ambiental para o Parque Municipal Arnulpho Fioravanti, enquanto espaço público, como subsídio a propostas de manejo para áreas verdes urbanas atendendo a lei, as demandas da população, a oferta de serviços e o cuidado com o ambiente. A caracterização ambiental do parque usou Protocolo de Avaliação Rápida Ambiental - RAP e posteriormente elaborada uma Matriz SWOT e o cenário ambiental em ambiente SIG Quantum Gis versão 2.14. De acordo com o RAP o parque é um ambiente impactado (24 pontos), sendo assim, são propostos para o parque ações como a recuperação da área de preservação permanente, elaboração de um plano de manejo, revitalização e manutenção das áreas poliesportivas e entre outras. Portanto, há necessidade de oferta de diversidade de serviços, cultura, esporte e lazer, estruturas e ocupação sustentáveis integradas as funções de parque como área verde e ZEIA obedecendo os limites de uso.

Palavras-chave


Área verde. Manejo. ZEIA.

Texto completo:

PDF

Referências


BUCCHERI FILHO, A.T. e NUCCI, J.C. Espaços livres, áreas verdes e cobertura vegetal no bairro Alto da XV, Curitiba/PR. Revista do Departamento de Geografia, 18: 48-59, 2006.

BRASIL. Lei de proteção da vegetação nativa - Lei n°12.651, de 25 de maio de 2012. Institui o Novo Código Florestal Brasileiro, Brasília: Governo Federal, 2012.

DOURADOS. Lei verde, Política Municipal do Meio Ambiente - Lei Complementar n° 055, Dezembro de 2002.

DOURADOS. Lei 205/2012, Uso e ocupação do solo, zoneamento e sistema viário, Dourados, MS, Outubro de 2012.

MARQUES, F.C. A.; OLIVEIRA, A. S.; GAONA, J. C. Cenário Ambiental do Parque Arnulpho Fioravanti, Dourados (MS). IV ENEPEX Possibilidades na Formação Acadêmica e o Sucesso na Inserção no Mundo do Trabalho, Dourados, 02 a 04 de outubro de 2017. Disponível em:

http://eventos.ufgd.edu.br/enepex/anais/arquivos/2466.pdf.

MATSUMOTO, M. L.; PEREIRA, Z. V.; GONÇALVES, J. P.; SANGALLI, A.; FERNANDES, S. S. L. Avaliação ambiental do Parque urbano Arnulpho Fioravante para adoção de estratégias de restauração. Boletim Paranaense de Geociências, v. 66-67, p. 51-60, 2012.




DOI: https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v5i9.8546

Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.