O jogo didático “qual é o bicho?” no ensino de zoologia dos vertebrados

Autores

  • Daniel Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Mônica Mungai Chacur Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8078

Palavras-chave:

Ciências. Aprendizagem. Recursos alternativos.

Resumo

O emprego de recursos alternativos no ensino de ciências tem gerado discussões acerca da validação desses materiais no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos didáticos, por exemplo, são tidos como ferramentas pedagógicas relevantes para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo dos alunos por envolverem fatores que não se limitam a simples elaboração de conceitos, fruto do ensino tradicional, na qual o professor tem a função de transmitir seus conhecimentos científicos como “verdades imutáveis e inquestionáveis”. Esse artigo tem como objetivo relatar a aplicação de um jogo didático denominado “Qual é o Bicho?” a alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Dourados- M.S. e discutir sobre o uso desses recursos para o desenvolvimento dos alunos, uma vez que eles contemplam não apenas o domínio cognitivo, mas também habilidades relacionadas aos domínios afetivo e psicomotor. A partir da aplicação do jogo e por meio de observação direta e um questionário avaliativo constatou-se que os jogos beneficiam a aprendizagem significativa e ainda oportunizam aos alunos um ambiente interativo, a partir da relação estabelecida entre aluno-professor-conhecimento.

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Biografia do Autor

Daniel Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Discente do curso de Ciências Biológicas da UEMS – Unidade de Dourados.

Mônica Mungai Chacur, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Docente do curso de Ciências Biológicas da UEMS – Unidade de Dourados.

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Dias, D., & Chacur, M. M. (2019). O jogo didático “qual é o bicho?” no ensino de zoologia dos vertebrados. RealizAção, 6(11), 71–83. https://doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8078

Edição

Seção

Artigos