Entre a Antropologia e a História: alguns pressupostos teórico-metodológicos no estudo das religiosidades Terena

Autores

  • Noêmia dos Santos Pereira Moura UFGD
  • Rosalvo Ivarra Ortiz UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7758

Palavras-chave:

Diálogo interdisciplinar. Antropologia e História. Religiosidades Terena.

Resumo

Neste artigo traçaremos parcialmente o caminho teórico-metodológico interdisciplinar percorrido na produção resultante dos estudos sobre religiosidades Terena desenvolvidos nos últimos anos. Para isso, faremos algumas considerações sobre conceitos e categorias utilizadas ao longo do texto para alicerçar nossas argumentações em torno da hipótese central – os Terena, principalmente as lideranças religiosas, apropriaram-se e terenizaram o cristianismo nas terras indígenas no Mato Grosso do Sul, a partir da Terra Indígena de Taunay-Ipegue. Dentre os vários enfoques destacados selecionamos como diretriz central a parte da epígrafe acima destacada, que retrata o protagonismo desses sujeitos históricos Terena em reproduzir-se como sociedade através dos religiosos não indígenas e de suas instituições cristãs, recrutando os brancos para sua própria continuidade. Nossa trajetória, portanto, será marcada pelos diálogos entre a Antropologia e a História.

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Publicado

2017-12-22

Como Citar

Moura, N. dos S. P., & Ortiz, R. I. (2017). Entre a Antropologia e a História: alguns pressupostos teórico-metodológicos no estudo das religiosidades Terena. Revista Ñanduty, 5(7), 24–44. https://doi.org/10.30612/nty.v5i7.7758