A DIMENSÃO PEDAGÓGICA E EDUCATIVA DO MITO NA CULTURA DO GAVIÃO IKOLEN

Vanderleia Barbosa Silva, João Carlos Gomes

Resumo


O presente artigo objetiva refletir sobre a dimensão pedagógica do mito indígena da etnia Gavião Ikolen, evidenciando os processos educativos que o permeiam. Com este estudo pode-se constatar que a dimensão pedagógica do mito nas relações interculturais entre o ser humano, a sociedade e a natureza. A dimensão pedagógica do mito se traduz nas influências e relações que são estabelecidas entre o ser humano e suas interações com os ambientes culturais e naturais. Os mitos indígenas possuem arcabouço de regras e crenças que determinam a visão de mundo das comunidades indígenas. Nessa perspectiva este estudo buscou compreender a dimensão pedagógica dos mitos do Goihanei e Dzerebãi, para a preservação e conservação do território do Povo Gavião Ikolen do Estado de Rondônia. O presente estudo foi realizado utilizando como metodologia a pesquisa do tipo etnográfica presente no campo da educação ambiental, com um arcabouço teórico sustentado nos estudos de Campbell (1990), que discute sobre as dimensões e funções dos mitos e a sua relevância para as relações estabelecidas entre ser humano, cultura e natureza; Morin (2003) que apresenta a necessidade de estudar, não só as partes de maneira segregada, mas o todo, e a influência sofrida por ambos; Santos e Sato (2001) e  Capra (2002) que fundamentam a necessidade de construir sociedades sustentáveis; e Freire (1997) com as reflexões do âmbito educacional que permite compreender que o processo formativo não é estático, mas dinâmico e está em constantes transformações por ser um processo inacabado presente em todos ambientes e sociedades. Nesse contexto esse estudo evidencia um conjunto de metáforas presentes nos símbolos que compõem os mitos indígenas do Goihanei e Dzerebãi da etnia Gavião Ikolen que possui em suas dimensões pedagógicas várias possibilidades de diálogos interculturais para os processos de ensino e aprendizagem na educação escolar.

Texto completo:

PDF


________________________________________________________________________

ISSN 2317-8590 (O código ISSN é único para todas as edições)
Todos os direitos reservados ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGAnt/UFGD
UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
FCH - Faculdade de Ciências Humanas
Rodovia Dourados-Itahum, Km 12 - Caixa Postal 533 - Cidade Universitária
Dourados-MS (Brasil) - CEP 79804-970

  

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.