Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista MovimentAção surge da iniciativa dos integrantes do curso de mestrado em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), primeiro programa de pós-graduação em Sociologia do Estado de Mato Grosso do Sul. Acreditamos que as discussões sociológicas na região é um projeto importante e também urgente, tendo em vista a ausência de um conhecimento sistemático do tema, na vigência de estabelecer o campo de pesquisa e promover a interlocução da produção científica desse universo ainda pouco explorado.

Pensando em contribuir com a ampliação da discussão e pesquisa, elaboramos sob forma de contrapartida, um periódico que pretende tratar das problemáticas da teoria social e como se apresentam essas relações ao nível local, tanto quanto global, os desdobramentos de conflito na ação coletiva dos diversos setores da sociedade civil frente aos desafios que a inclusão social e participação política encontram, seja no ambiente do campo ou da cidade, como também as relações em torno das conexões que se estabelecem entre esses dois ambientes, tidos como paradoxais. Nesse caso, fica evidente que a existência de aportes epistemológicos de difusão desse universo de pesquisa, tem bastante a contribuir em popularizar o conhecimento científico da sociologia e teoria social no/do Mato Grosso do Sul, bem como promover o diálogo entre os atores sociais que muitas vezes não encontram espaços suficientes para a troca de experiências e interdisciplinaridade do conhecimento.

A partir dessa conjectura, a revista MovimentAção, objetiva promover o diálogo entre a teoria e a ação, no intento de provocar reflexões que contribuam para as realidades cotidianas. As temáticas da revista adotarão a característica particular de se preocupar em abordar temas que se relacionem em termos geográficos, sociais, históricos, políticos e antropológicos, pretendendo abranger as contribuições científicas relacionadas ao estudo da Sociologia e do Pensamento Social, desenvolvidas a partir das linhas de pesquisa do PPGS/UFGD. Sendo elas, “Cidadania, Diversidade e Movimentos Sociais” e “Políticas Públicas, Teoria Social e Ação Coletiva”. Permitindo o intercâmbio plural entre pesquisadores de áreas variadas, em seus distintos e essenciais objetos de estudo vinculados aos interesses investigativos do universo social.

A revista MovimentAção obedecerá a periodicidade semestral, em que aceitará para análise, trabalhos de acadêmicos\as de graduação e pós-graduação – especialização, mestrado e/ou doutorado – desde que observadas as normas da produção de textos científicos, e que pretendam cooperar com a pauta concernente ao escopo do projeto, indo ao encontro da preocupação social, e ao mesmo tempo científica firmadas pela comissão editorial, do periódico em questão. E ainda, contará com um corpo científico que prestará respaldo às avaliações dos trabalhos encaminhados.

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos textos submetidos à revista MovimentAção obedece os seguintes critérios:

1- Os trabalhos são submetidos normalmente para dois pareceristas; caso haja dissenso quanto à avaliação, um terceiro parecerista será selecionado, responsável pelo veredito de desempate. O Conselho Consultivo da revista MovimentAção também é composto por avaliadores/as externos, seja da instituição ou do país. O Conselho Editorial também analisa todos os trabalhos submetidos, averiguando a relação com o Foco e Escopo da revista, contribuição científica, adequação às normas e originilidade e ineditismo.  

2- Julga-se os documentos com base nos seguintes critérios: (i) adequação ao escopo da revista, (ii) relevância para publicação, (iii) formatação do texto de acordo com as diretrizes da revista, (iv) bibliografia relevante e/ou atualizada, (v) coerência teórica, (vi) coerência metodológica, (vii) coerência e coesão textual, (viii) discussão adequada entre dados empíricos e teóricos, quando for o caso e (ix) originalidade.

3- O tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de até seis meses após o aceite por parte dos pareceristas.

4- O avaliadores (pareceristas) da revista são recrutados pelos membros do Conselho Editorial, considerando a titulação e formação acadêmica, bem como o trânsito em áreas de interesse da revista.

Os artigos são avaliados pelos pareceristas em regime de blind peer-review.

Fica resguardado o direito do autor de submeter seu manuscrito a outro periódico, caso seja reprovado na avaliação por pares desta Revista.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Periodicidade

A Revista MovimentAção adota a publicação semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Movimentação é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Esta revista está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

Indexadores

Indice Latinoamericano de Publicaciones Científicas Seriadas de América Latina, Caribe, España y Portugal – Latindex

Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB

Diretório das Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - Diadorim

Google Scholar - Google Acadêmico

Sumários de Revistas Brasileiras - Sumários.org

Portal de Periódicos da CAPES/MEC - Periódicos CAPES

Periódicos de livre acesso na Internet - LivRe

Directory of Research Journals Indexing - DRJI

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Área de AvaliaçãoClassificação
CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS         B4
EDUCAÇÃO         C
GEOGRAFIA         B5
INTERDISCIPLINAR         B4

Política de Anti-Plágio

Os trabalhos submetidos a Movimentação passam por análise anti-plágio, utilizando sites e programas gratuitos. Sugerimos que os/as autores/as verifiquem seus manuscritos antes de realizar a submissão.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).
Não são realizadas cobranças de quaisquer natureza para a realização da submissão, processamento ou publicação dos artigos.

Diretrizes Éticas para Publicação

As Diretrizes Éticas da Revista MovimentAção têm como objetivo contribuir para a qualidade científica da revista, garantindo credibilidade aos editores, autores e leitores. Este código baseia-se nas core pratices do Committee on Publication Ethics (COPE) e nas diretrizes fornecidas pelo Council of Science Editors (CSE), para promover a integridade das práticas científicas usuais para publicações no campo da Sociologia.

Revista MovimentAção adota a definição de má conduta em pesquisa fornecida pela National Science Foundation (NSF). O termo é definido como "fabricação, falsificação ou plágio na proposta ou realização de pesquisas". A NSF também especifica a fabricação como “inventando dados ou resultados e registrando ou relatando-os”; falsificação como “manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa ou alteração ou omissão de dados ou resultados” de tal maneira que a “pesquisa não seja representada com precisão”; e plágio como a "apropriação das idéias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar o devido crédito" (NSF, 2012, p. 237).

Portanto, plágio, falsificação e fabricação de dados são considerados má conduta em pesquisa pela Revista MovimentAção, e não serão permitidos. Os autores devem garantir que todos os dados apresentados nos manuscritos submetidos sejam reais e autênticos.

Autoria e Contribuição

  • Os autores devem garantir que os manuscritos submetidos e seu conteúdo sejam originais e que não foram submetidos a outro periódico.
  • Os autores de um manuscrito submetido devem ter contribuído para o desenvolvimento da pesquisa. Não será permitida a inserção de novos autores após a aceitação do manuscrito.
  • O conteúdo e as opiniões expressas na publicação são de responsabilidade exclusiva dos autores. 
  • É de responsabilidade do autor correspondente garantir que todos os autores estejam de acordo com a publicação na Revista MovimentAção e mantê-los informados sobre todo o processo editorial.
  • Os autores devem citar e organizar as referências que formaram a base teórica e prática de suas pesquisas de acordo com as Diretrizes para Autores.
  • Além disso, devem fornecer informações, se aplicável, sobre as fontes de financiamento da pesquisa que redigiram um reconhecimento no final do artigo ou em uma nota de rodapé no início.

Reclamações e Recursos

  • Ao enviar um manuscrito, os autores concordam em publicá-lo na revista.
  • Os autores serão informados sobre a aceitação do trabalho antes do início do processo de edição/diagramação e deverão expressar seu desejo de retirá-lo, caso necessário. Após a edição, a retirada dos trabalhos somente será aceita mediante solicitação justificável, que deverá ser enviada à revista por e-mail e analisada pelo Conselho Editorial.
  • Em caso de suspeita de plágio, o editor da revista deve entrar em contato com o autor para obter explicações. O prazo estabelecido pelo editor deve ser respeitado. A resposta do autor deve ser analisada pelo Conselho Editorial, que decide se o manuscrito deve avançar, ser alterado por seus autores ou rejeitado.

Conflitos de Interesse/Interesses Concorrentes

  • O editor da revista não deve ter conflitos de interesse em relação aos manuscritos que ele aceita ou rejeita. Em caso de conflito de interesses, o editor solicitará a análise e a decisão de um membro do Conselho Editorial que não deve estar envolvido no conflito.
  • Os revisores devem relatar conflitos de interesse pessoais, profissionais, intelectuais, financeiros, políticos ou religiosos à equipe editorial da Revista MovimentAção. Considerando o processo de revisão por pares, os revisores devem informar o editor caso a identidade do autor seja conhecida por eles.

Compartilhamento de Dados e Reprodutibilidade

  • A Revista MovimentAção é um periódico de acesso aberto. Todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição.
  • Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos desta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou autor.
  • Os autores devem declarar a autoria dos manuscritos submetidos e o uso legítimo de qualquer material de terceiros, citando-os adequadamente.
  • Todo o conteúdo apresentado nos artigos publicados na revista é de responsabilidade exclusiva dos autores e a reprodução deste conteúdo é permitida, desde que citada a fonte.

Supervisão Ética

  • Os autores devem garantir que a pesquisa, quando apropriada, tenha sido aprovada pela entidade relevante (por exemplo, o Comitê de Ética em Pesquisa).
  • O Conselho Editorial da Revista MovimentAção é responsável por monitorar o cumprimento destas Diretrizes Éticas para publicação. Além disso, o conselho deve sempre considerar em suas decisões as mudanças nos padrões de publicação científica no campo da Sociologia.

Propriedade Intelectual

  • Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
  • Os autores garantem que a contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada em outra revista.
  • A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, pois são de exclusiva responsabilidade dos autores.
  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença CC BY-NC-SA 3.0 BR que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
  • Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do artigo na revista (por exemplo, publicá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico.
  • Os autores são autorizados e incentivados a publicar seus artigos on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) somente após a publicação.

Processos de Revisão por Pares

  • Os revisores devem se recusar a fazer revisões para as quais não se sintam qualificados.
  • Os revisores só devem concordar em revisar um manuscrito se possuírem conhecimento do tópico para realizar uma revisão adequada e estiverem disponíveis para cumprir os prazos.
  • Os revisores não devem usar ou desviar o conhecimento adquirido durante o processo de revisão.
  • Os manuscritos revisados devem ser tratados confidencialmente. Os revisores devem respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não devem divulgar nenhum detalhe do manuscrito ou de sua revisão, durante ou após o processo de avaliação.
  • Os comentários dos revisores devem ser objetivos e construtivos, evitando hostilidade e comentários pessoalmente difamatórios ou depreciativos.
  • Os revisores devem indicar as falhas que podem ser corrigidas, indicando o que deve ser feito para essa finalidade. Os revisores podem sugerir referências relevantes para estudos que não foram citados, quando cientificamente relevantes para o artigo e/ou sua reformulação.
  • Os revisores devem procurar indicar as possíveis alterações na primeira revisão do manuscrito, evitando novas recomendações quando o arquivo reformulado for retornado.
  • Os autores podem ser convidados a serem revisores no processo de revisão por pares da revista. Se os autores forem solicitados a desempenhar esse papel, deverão fazê-lo com dedicação, presteza e seriedade científica, contribuindo para a melhoria do manuscrito.
  • Os revisores da Revista MovimentAção devem adotar as Ethical guidelines for peer reviewers do COPE.

Práticas Editoriais

As práticas editoriais da Revista MovimentAção são aquelas descritas no Guidance for Editors: research, audit and service evaluations do COPE.

Discussões e Correções Pós-publicação

Revista MovimentAção reconhece a importância dos comentários pós-publicação sobre as pesquisas publicadas, como necessário para avanço do discurso científico.

Reclamações, desacordos sobre interpretação e outras questões que surgirem devem ser enviadas ao editor da revista pelo e-mail movimentacao@ufgd.edu.br. Leitores/autores que identificarem tais erros devem enviar claramente a referência da publicação, título, autor e seção do artigo, explicando brevemente o erro.

Revista MovimentAção opera a seguinte política para fazer correções nas versões impressa e on-line de seu conteúdo revisado por pares.

  • Correção do editor. Notificação de um erro importante cometido pela Revista MovimentAção que afeta o registro da publicação ou a integridade científica do trabalho, ou a reputação dos autores ou da revista.
  • Correção do autor. Notificação de um erro importante cometido pelo (s) autor (es) que afeta o registro da publicação ou a integridade científica do trabalho, ou a reputação dos autores ou da revista.
  • Retração. Notificação de resultados inválidos que afetam a confiabilidade de um artigo publicado anteriormente. O artigo original é marcado como retratado, mas permanece disponível para os leitores, e a declaração de retratação que notifica os leitores sobre a invalidade do artigo publicado está vinculada ao artigo original publicado.
  • Nota do editor. Uma nota do editor é uma declaração dos editores notificando os leitores sobre questões relacionadas ao artigo publicado. É uma atualização on-line feita apenas na página de registro do artigo publicado.

As decisões sobre os tipos de correção são discutidas com o Conselho Editorial, mas o editor toma a decisão final sobre a categoria em que a alteração é publicada.