o papel da Guerra de Biafra na construção do Estado nigeriano: da independência à segunda República (1960-1979)

Autores

  • Guilherme Ziebell de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Nigéria. Guerra de Biafra. Construção do Estado.

Resumo

Nigéria se tornou independente em 1960, após um longo processo de negociação com a metrópole.  Ao longo desse processo foram promulgadas três Constituições, que, apesar de transferirem a administração para os nigerianos, foram responsáveis pela institucionalização de uma fragmentação interna do país nascente. A Nigéria se estruturou como uma federação composta por três regiões autônomas, subordinadas a um governo central fraco. Poucos anos após a independência, em 1967, houve a eclosão de uma guerra civil, a Guerra de Biafra, originada pela intenção da região sudeste do país de se tornar independente. A guerra se estendeu até 1970 e, apesar do amplo apoio internacional conseguido pelos secessionistas, o governo federal saiu vitorioso do conflito. Este trabalho busca analisar o papel da Guerra de Biafra, e da vitória do governo central, na consolidação do Estado nigeriano. Apoia-se, para tanto, nos trabalhos de Herbst (2000), Tilly (1996), Hui (2005) e, sobretudo, Castellano (2012), para a análise do processo de formação do Estado e do sistema interafricano. Conclui-se, assim, que a vitória do governo federal no conflito de Biafra foi essencial para o processo de construção do Estado nigeriano, assim como o foram as reformas aplicadas na década que se seguiu à guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Ziebell de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Internacionais pela UFRGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-04-05

Como Citar

Oliveira, G. Z. de. (2015). o papel da Guerra de Biafra na construção do Estado nigeriano: da independência à segunda República (1960-1979). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 3(6), 228–253. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/3002

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea