Notas sobre a emergência do direito à educação diferenciada para indígenas no contexto mundial (1948-2007)

Autores

  • Marta Coelho Castro Troquez UFMS; UFGD

Palavras-chave:

Direitos indígenas. Educação diferenciada. Educação escolar indígena.

Resumo

A partir do final dos anos 1970 aos anos 1980, no Brasil, houve intensa mobilização no campo indigenista em favor da garantia de direitos dos indígenas, entre eles o direito à diferença. Fez parte das reivindicações do movimento a proposição e efetivação de processos de escolaridade diferenciados. Tal mobilização culminou com a garantia de direitos coletivos relativos a questões territoriais, culturais, linguísticas, educativas, entre outras. Este trabalho parte do pressuposto de que as mobilizações no campo indigenista brasileiro contribuíram para as garantias legais em torno de processos de escolarização diferenciados para os indígenas, entretanto, procura mostrar que este processo faz parte de um movimento maior, circundado por ações, agentes e por documentos de agências internacionais. Neste sentido, procura apresentar a emergência do direito à educação diferenciada para indígenas no contexto mundial a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948 aos anos mais recentes (2007). Evidencia-se que as políticas públicas dos estados nacionais voltadas à questão da educação escolar indígena estão concatenadas às declarações, convênios e acordos de organismos internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Coelho Castro Troquez, UFMS; UFGD

Marta Coelho Castro Troquez é formada em Letras pela UFMS; especialista em Educação pela UFMS; mestre em História pela UFGD; doutora em Educação pela UFMS, com tese sobre currículo para a educação escolar indígena. Foi docente da rede municipal de ensino de Dourados (MS) de 1987 a 2006. Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na UFGD onde exerceu a função de Chefe de Cursos de Graduação de 2006 a 2010 e desenvolve pesquisa na área da educação e currículo para a educação escolar indígena.

Downloads

Publicado

2012-10-05

Como Citar

Troquez, M. C. C. (2012). Notas sobre a emergência do direito à educação diferenciada para indígenas no contexto mundial (1948-2007). Monções: Revista De Relações Internacionais Da UFGD, 1(1), 235–256. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes/article/view/1708

Edição

Seção

Artigos - Seção Miscelânea