Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 
Os trabalhos devem ser enviados pela plataforma da revista eletrônica disponível no sítio eletrônico da UFGD (http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/moncoes), com as seguintes especificações: editor compatível com Word for Windows, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5 linhas e margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

Os autores devem ser pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos) ou pós-graduados (mestres ou doutores).
Textos de graduandos poderão ser aceitos desde que em co-autoria com pós-graduandos ou pós-graduados. Os textos submetidos à Monções devem ter, no máximo, dois co-autores, isto é, um autor e, no máximo, dois co-autores.

As contribuições para a revista eletrônica Monções deverão seguir as seguintes especificações:
  1. Artigos inéditos em português, espanhol, francês ou inglês entre 20 a 30 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé, os quais devem obrigatoriamente possuir resumo em português e inglês (podendo oferecer adicionalmente o idioma espanhol ou o francês), com no máximo 200 palavras, e três palavras-chave. O título deverá obrigatoriamente ser traduzido para o inglês pelo autor (podendo oferecer adicionalmente o idioma espanhol ou o francês). Tanto o título em inglês quanto o abstract deverão obrigatoriamente ser cadastrados no sistema no momento da submissão do artigo, e não apenas incluídos no arquivo a ser anexado. No caso de textos originalmente submetidos em inglês, o título e o resumo em português deverão ser cadastrados separadamente.
  2. Resenhas bibliográficas com até 4 páginas, incluindo eventuais referências bibliográficas e notas de rodapé, e sobre obras publicadas há, no máximo, três anos.
Orientações Gerais:

As citações em até três linhas devem estar no corpo do texto entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho dez (10) e recuo em quatro centímetros à esquerda, especial (nenhum) e espaçamento entre linhas (simples).

As notas de rodapé devem vir no corpo do texto e não podem consistir em simples referências bibliográficas.

As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética de sobrenome e devem constar no final do trabalho, de acordo com o formato que aparece nos exemplos a seguir (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de letras maiúsculas):

Livro
ALVES, José Augusto Lindgren. Relações internacionais e temas sociais: a década das conferências. Brasília: IBRI, 2001.

Coletânea
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo cultural. Rio de Janeiro: Record, 2003.
 
Artigo em coletâneas
GHAI, Yash. Globalização, multiculturalismo e direito. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo cultural. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 555-614.
 
Artigo em periódico
KEOHANE, Robert. The demand for international regimes. International Organization, v. 36, n. 2, p. 325-355, 1982.
  
Monografia, dissertação e tese acadêmicas
HERNANDEZ, Matheus de Carvalho. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e seu Escritório: criação e desenvolvimento institucional (1994-2014). Tese de Doutorado em Ciência Política, Universidade Estadual de Campinas, 2015.
 
Trabalhos obtidos na Internet
PRICE, Megan; KLINGER, Jeff; BALL, Patrick. Preliminary statistical analysis of documentation of killings in the Syrian Arab Republic. 2013. Disponível em: <http://www.benetech.org/download/Benetech-final-SY-report.pdf> Acessado em 15 de fevereiro de 2016. 
 
Outros
Os gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no corpo do texto e em arquivos em separado, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte) e com indicação do local de sua inserção no texto. As imagens devem constar em arquivos com resolução de, no mínimo, 300 dpi, de maneira a permitir sua reprodução direta.

As URLs para as referências bibliográficas devem ser devidamente informadas quando necessário.
As resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, com a necessidade de ser indicado o número de páginas de cada uma. As resenhas não devem receber título, tampouco conter notas ou referências bibliográficas fora do assunto tratado no texto analisado.

O envio de trabalhos originais implica na cessão automática de direitos autorais e de publicação à revista.

O conselho editorial da Monções - Revista de Relações Internacionais da UFGD não se compromete a devolver as colaborações recebidas.
 
Dúvidas, sugestões ou contato:
revistamoncoes@ufgd.edu.br

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição, de autoria de pós-graduandos ou pós-graduados, é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
    Lembre-se: tanto o título em inglês quanto o abstract deverão obrigatoriamente ser cadastrados no sistema no momento da submissão do artigo, e não apenas incluídos no arquivo a ser anexado. No caso de textos submetidos em inglês, o título e o resumo em português deverão ser cadastrados separadamente.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Direito Autoral
 
Autores e autoras que publicam na Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD concordam com os seguintes termos:

  1. Os autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, porém invariavelmente com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.