Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição, de autoria de pós-graduandos ou pós-graduados, é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Todos os autores do texto foram adicionados à submissão no sistema com suas informações completas e atualizadas, incluindo orcid id.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (não ultrapassando 2MB)
  • O texto está em espaço 1,5 linhas; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O arquivo da submissão não contém qualquer identificação dos autores, incluindo nas propriedades do documento.
  • Os títulos e resumos foram cadastrados em todos os três idiomas (português, inglês e espanhol) no sistema no momento da submissão do artigo, e incluídos no arquivo a ser anexado.

Diretrizes para Autores

Para o caso de artigos, a Monções aceita submissões em fluxo contínuo (seção “Miscelânea”) e, para dossiês temáticos, segundo cronograma especificado na respectiva convocatória. Resenhas e entrevistas são aceitas em fluxo contínuo. 

Os autores devem ser pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos) ou pós-graduados (mestres ou doutores). Textos de graduandos poderão ser aceitos desde que em co-autoria com pós-graduandos ou pós-graduados. Os textos submetidos à Monções devem ter, no máximo, dois co-autores, isto é, um autor e, no máximo, dois co-autores. São aceitas submissões do mesmo autor apenas havendo transcorrido ao menos 12 (doze) meses entre submissões. 

A contribuição deverá ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Autores que submeterem artigos que estão em processo de revisão pela Monções a outra revista, ou que submeterem à Monções artigos já submetidos a outro periódico serão penalizados com sanção de dois anos para submissões à Monções.

 

As contribuições para a revista eletrônica Monções deverão seguir as seguintes especificações:

  1. Artigos inéditos em português, espanhol, ou inglês, com 8.000 a 10.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, notas de rodapé, títulos, resumos de no máximo 250 palavras, e três a cinco palavras-chave. O resumo e título deverão obrigatoriamente constar em português, inglês e espanhol (podendo oferecer adicionalmente o idioma francês), tanto no arquivo de submissão quanto no sistema. 
  2. Resenhas bibliográficas com 1.500 a 2.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas de rodapé. O título da resenha deve corresponder ao título da obra resenhada, e esta deve ter sido publicada há, no máximo, dois anos.
  3. Entrevistas com 2.000 a 5.000 palavras, incluindo a mini-biografia do(a) entrevistado(a) e eventuais referências.

Todas as submissões, em qualquer categoria mencionada acima, deverão ser feitas pelo seguinte link.

Em todos os casos os as submissões devem serguir as seguintes especificações: editor compatível com Word for Windows, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 linhas e margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm. 

Os gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no corpo do texto e em arquivos em separado, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte) e com indicação do local de sua inserção no texto. As imagens devem constar em arquivos com resolução de, no mínimo, 300 dpi, de maneira a permitir sua reprodução direta.

 

Regras para citações e referências

As submissões feitas à Monções devem seguir o padrão ABNT mais atualizado, utilizando o sistema autor-data. 

Citações diretas

As citações em até três linhas devem estar no corpo do texto entre aspas. A partir de quatro linhas, devem estar em destaque com letra tamanho dez (10) e recuo em quatro centímetros à esquerda, especial (nenhum) e espaçamento entre linhas (simples).

Exemplo: 

“O Estado soberano vestfaliano passa a ser visto pelas Relações Internacionais como a única expressão de ordem política possível  e  legítima” (Fernandez, 2019, p. 462). 

 Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem estar em ordem alfabética de sobrenome e devem constar no final do trabalho, de acordo com o formato que aparece nos exemplos a seguir:

Livros

ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 

CERVO, Amado; BUENO, Clodoaldo. História Da Política Exterior Do Brasil. 2 ed. Brasília: Editora da UnB, 2002. .

 

Obras editadas ou organizadas

CHOWDRY, Geeta; NAIR, Sheila.(eds.) Power, Postcolonialism and International Relations. Londres: Routledge, 2002.

 

Capítulos de livros 

WEAVER, Ole. The Speech Act of Realism: the move that made IR. In: GUILHOT, Nicolas. (ed.) The Invention of International Relations Theory: Realism, the Rockefeller Foundation, and the 1954 Conference on Theory. Nova York: Columbia University Press, 2011. 

 

Artigo em periódico

KEOHANE, Robert. The demand for international regimes. International Organization, v. 36, n. 2, p. 325-355, 1982.

 

Monografia, dissertação e tese acadêmicas

HERNANDEZ, Matheus de Carvalho. O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e seu Escritório: criação e desenvolvimento institucional (1994-2014). Tese de Doutorado em Ciência Política, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

 

Trabalhos obtidos na Internet

PRICE, Megan; KLINGER, Jeff; BALL, Patrick. Preliminary statistical analysis of documentation of killings in the Syrian Arab Republic. 2013. Disponível em: http://www.benetech.org/download/Benetech-final-SY-report.pdf. Acessado em 15 de fevereiro de 2016. 

 IMPORTANTE: não colocar  links entre < >. 

 

Dúvidas, sugestões ou contato:

revistamoncoes@ufgd.edu.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.