Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo

Autores

  • Soraya de Araújo Feitosa Universidade Federal de Roraima https://orcid.org/0000-0002-2876-9335
  • Rozenilda de Souza Secretaria Estadual de Educação e Desportos de Roraima- SEED RR
  • Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima - UERR

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9967

Palavras-chave:

Aprendizagem. Teoria de Galperin. ASPTI.

Resumo

Este artigo apresenta 2ª fase de planejamento didático desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e teve como sujeitos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Conceição da Costa e Silva, localizada em Boa Vista-RR. A investigação teve como objetivo geral estudar a aprendizagem dos alunos apoiando-se na base científico-psicológica da Teoria de Galperin. O planejamento didático contemplou a Atividade de Situações Problema no Tratamento da Informação (ASPTI) que, juntamente com a Teoria de Galperin, deram suporte à organização do plano de ações, à planilha de observação e à sequência didática. O estudo converteu-se em pesquisa-ação estratégica de abordagem qualitativa. Nos resultados observou-se o desenvolvimento de habilidades e competências e melhor desempenho discente nas ações e operações da ASPTI em Unidades de Medida de Tempo.

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Biografia do Autor

Soraya de Araújo Feitosa, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Roraima (UERR); Especialista em Gestão Pedagógica (UNINTER); Graduada em Matemática (UERR) e Pedagogia (FACETEN); Professora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Rozenilda de Souza, Secretaria Estadual de Educação e Desportos de Roraima- SEED RR

Mestre em Ensino de Ciências (UERR); Especialista no ensino de Física e Matemática (UNINTER); Graduada em Física (UERR); Professora na Rede Estadual de Educação (SEED/RR).

Oscar Tintorer Delgado, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Doutor em Ciências Técnicas pela Universidade Central de Las Villas, Cuba; Bacharel em Física pela Universidade da Havana, Cuba; Professor no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UERR.

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Publicado

2019-08-03

Como Citar

Feitosa, S. de A., Souza, R. de, & Delgado, O. T. (2019). Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 7(13), 78–95. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.9967

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