Função tangente: desenvolvendo esse tipo de função com a modelagem matemática

Autores

  • Felipe Costa SEE-PR - UEM
  • Marcio Almeida UFSC

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8549

Palavras-chave:

Modelagem Matemática. Aprendizagem Significativa. Função Tangente.

Resumo

No presente artigo é apresentada uma sequência didática em que é objetivado que os alunos, a partir de dados obtidos pelo comprimento da sombra de uma haste no decorrer do dia em relação a posição do sol, sistematizassem uma função periódica: a função tangente. Essa sequência foi aplicada em uma turma de 3° Ano do Ensino Médio. A atividade foi conduzida pelo primeiro autor deste trabalho que também é professor da turma. Utilizou-se como metodologia a observação participante em que o pesquisador faz intervenções de modo que os alunos pudessem interagir significativamente com as atividades presente na sequência. A sequência foi desenvolvida com o auxílio da teoria da aprendizagem significativa, nesse sentido, nas atividades buscava-se relacionar os conhecimentos prévios dos estudantes (movimento periódico) ao novo conhecimento (função tangente). Para a obtenção dos dados utilizamos os pressupostos da Modelagem Matemática, pois os alunos analisavam o fenômeno relacionado à medida do comprimento da sombra da haste e registravam essas medidas e, com esses valores em mãos, realizavam as atividades da sequência. Com a realização da sequência foi evidenciado que a Modelagem Matemática com a Teoria da Aprendizagem Significativa foi capaz de levar o aluno a uma aprendizagem significativa acerca do conhecimento da função trigonométrica tangente.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Costa, F., & Almeida, M. (2017). Função tangente: desenvolvendo esse tipo de função com a modelagem matemática. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(10), 114–130. https://doi.org/10.30612/hre.v5i10.8549

Edição

Seção

Educação Matemática