As concepções de criança nas pesquisas do grupo de trabalho 07: educação de crianças de 0 a 6 anos da ANPED

Autores

  • Rúbia Emmel Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Alexandre José Krul Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8336

Palavras-chave:

Criança. Educação infantil. Pesquisa em educação.

Resumo

Esta pesquisa busca compreender as concepções de criança encontradas nas publicações do Grupo de Trabalho – GT 07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Trata-se de uma pesquisa documental e a análise dos dados ocorreu através da Análise Textual Discursiva (ATD), foi possível identificar 12 categorias referentes a criança. A categoria que teve mais recorrência de publicações: “Criança como sujeito histórico e de direitos”, com 58 artigos que abordam a criança dentro deste aspecto. Ao analisar os excertos percebe-se que as pesquisas envolvem a a luta pela ampliação das políticas públicas para a infância. Portanto, através desta pesquisa foi possível reconhecer nas análises realizadas que os conceitos de criança são construções que estão teorizadas por pesquisadores que buscam defender a Educação Infantil e as crianças como protagonistas.

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Biografia do Autor

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Professora Doutora EBTT, da área de Pedagogia, nos cursos de Licenciatura.

Alexandre José Krul, Instituto Federal Farroupilha (IFFar)

Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Filosofia.

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Publicado

2019-08-03

Como Citar

Emmel, R., & Krul, A. J. (2019). As concepções de criança nas pesquisas do grupo de trabalho 07: educação de crianças de 0 a 6 anos da ANPED. Horizontes - Revista De Educação, 7(13), 193–209. https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.8336

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo