A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva

Autores

  • Angela Hess Gumieiro UFGD

DOI:

https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.7710

Palavras-chave:

Formação continuada. Professores. Saberes e prática reflexiva.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a formação continuada de professores, evidenciando o que determina a legislação nacional sobre algumas prerrogativas, assim como destacar algumas considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva dos professores em meio à formação continuada. Para a realização do estudo foi utilizada a pesquisa de natureza bibliográfico-documental. O corpus de análise compõe-se dos seguintes documentos: LDB, Lei 9394/96, o Decreto nº 6.755/09, o PNE (2014-2024), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.Foram consultadas diferentes fontes, a saber: García (1995), Candau (1996), Nóvoa (1992; 1995), Gatti (2008), Pérez Gómez (2001), entre outros. Concluímos ressaltando a importância do aumento de estudos que busquem as especificidades nas ações de formação continuada levando em conta os saberes e as práticas dos professores, sendo que temos na legislação os direitos à formação continuada dos professores.

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Biografia do Autor

Angela Hess Gumieiro, UFGD

Servidora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, lotada na Faculdade de Educação (EaD/UFGD). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD (2010). Possui Pós-Graduação lato sensu em Educação - Especialização em Formação de Profissionais da Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD (2008). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2006), Licenciatura em Português/Espanhol e respectivas Literaturas.

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Publicado

2017-08-26

Como Citar

Gumieiro, A. H. (2017). A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 5(9), 9–21. https://doi.org/10.30612/hre.v5i9.7710

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo