Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente

Autores

  • Francielle Priscyla Pott Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Micheli Maria Sena de Souza Rede Municipal de Fátima do Sul, MS.

Palavras-chave:

Coordenação Pedagógica. Educação Infantil. Docência.

Resumo

A gestão na Educação Infantil é um campo de muito embate e poucas pesquisas. Conforme a LDB/1996, a gestão deve ser realizada por profissional habilitado cujas atribuições voltam-se a liderança, organização e ao acompanhamento dos processos pedagógicos. Considerando as mudanças históricas pelas quais passou a Educação Infantil, busca-se aqui identificar e descrever o papel do gestor com vistas a apontar sua relevância no desenvolvimento do trabalho do docente. Trata-se de pesquisa qualitativa, com uso de análise bibliográfica e aplicação de questionários aos docentes e coordenador pedagógico de dois Centros de Educação Infantil Municipal, de Fátima do Sul, MS. Os resultados demonstraram a importância da presença do coordenador pedagógico e quão valioso é o trabalho desempenhado em parceria com os demais envolvidos no processo educativo, refletindo satisfatoriamente no desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Priscyla Pott, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande dourados (UFGD). É Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Micheli Maria Sena de Souza, Rede Municipal de Fátima do Sul, MS.

Especialista em Docência na Educação Infantil, pela UFGD. Professora da Educação Infantil na rede municipal de Fátima do Sul, MS.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

Pott, F. P., & Souza, M. M. S. de. (2017). Gestão na Educação Infantil: concepções e implicações práticas no trabalho docente. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 4(7), 56–76. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5968

Edição

Seção

Dossiê Educação Infantil: fundamentos, formação e prática pedagógica